Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cargill

           A americana Cargill é um negócio peculiar. Maior empresa de capital fechado dos Estados Unidos e, de longe, a maior companhia agrícola e de alimentos do mundo, com receita anual superior a US$ 130 bilhões e presente em 70 países com operações diretas. Com sede em Minneapolis, atua fortemente na comercialização de commodities agrícolas, mercado que lidera globalmente. Os irmãos William Wallace e Samuel Cargill, fundaram a companhia em 1865, em Conover, no estado americano de Iowa.
          Os fundadores nunca quiseram ser fazendeiros. O plano era montar uma operação de compra e venda da produção de outros agricultores. Começaram abrindo armazéns ao longo das ferrovias do meio-oeste. Com o crescimento da região, abriram escritórios internacionais. Quanto mais informações tivessem sobre o clima e as condições das lavouras - e menos seus concorrentes e fazendeiros que queriam vender sua safra soubessem -, maior a chance de fazer bons negócios, pois, nem todo mundo tinha acesso rápido às informações.
          Sua presença no Brasil é sólida, considerando que o país se tornou rota obrigatória para todas as empresas globais ligadas à agropecuária. Chegou por aqui em 1965.
          No final de agosto de 2004, a Cargill adquire a Seara, após disputa com pesos pesados como, por exemplo, a Sadia.
          O Brasil é o país em que a empresa mais tem marcas próprias - como o óleo Liza e os molhos de tomate Pomarola e Tarantella. É proprietária também de marcas que foram ícones no Brasil: Cica, Elefante e Mazola. Gallo, a marca mais vendida de óleo de oliva no país, também está em seu portfólio, assim como os óleos de oliva Maria e Olívia. Conta com cerca de 8,5 mil funcionários e está presente em 16 estados brasileiros por meio de 18 unidades industriais e 191 filiais espalhadas por 137 cidades.
          Em novembro de 2016 a Cargill adquire a SGS Microingredients, em Ponta Grossa, Paraná.
          A Cargill anunciou em 5 de setembro de 2023 a entrada no mercado brasileiro de adoçantes, segmento que movimenta R$ 1 bilhão por ano considerando apenas produtos dirigidos ao varejo, e em um campo ainda maior, de ingredientes para a indústria de alimentos (para o qual não há estatísticas de receita). A companhia informou que trará para o Brasil três marcas de adoçantes dietéticos e ingredientes para a indústria (bolos, pães, doces, bebidas, produtos lácteos, geleias, preparados de frutas e outros), sendo uma delas, a marca Truvia, dirigida também ao consumidor final e já presente em pelo menos 15 países, incluindo os Estados Unidos, onde entrou em 2008.
          A gigante de commodities conta com mais de 10 mil funcionários no país e está presente em 17 estados brasileiros por meio de 23 unidades industriais e mais de 190 filiais espalhadas por 147 cidades. O faturamento em 2021 atingiu R$ 103 bilhões.
(Fonte: revista Exame 09.06.2004 - pág.62 e 13.11.2013 - pág.55 / jornal Valor online - 11.11.2016 - revista Exame - 23.11.2016  msn - 29.04.2019 / Valor - 25.04.2022 / Estadão - 06.09.2023 - partes)

Um comentário:

Oleg disse...

Quero compartilhar um testemunho de como o serviço de financiamento da Le_Meridian me ajudou com um empréstimo de 2,000,000.00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar essa empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seus negócios project.the empresa está financiando empresa. Quem procura apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com ou lfdsloans@lemeridianfds.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.