06/10/2011

Cisper

     Em 1917, a Cisper foi fundada no Rio de Janeiro pelos engenheiros, Olavo Egydio de Souza Aranha Jr e Alberto Monteiro de Carvalho e Silva, com a razão social Companhia Industrial São Paulo e Rio - Cisper. Foi a primeira fábrica automatizada de embalagens de vidro no Brasil, com uma máquina revolucionária capaz de produzir garrafas em série. A Cisper tornou-se conhecida, em todo o mercado brasileiro, como a indústria mais avançada na produção de embalagens de vidro. Esta marca inovadora acentua-se em 1960, quando assina um contrato de assistência técnica com a Owens Illinois, com opção de compra, pela empresa americana. A Owens Illinois surgiu em 1929, com a fusão da Owens Bottle Company com Illinois Glass Company.
     O primeiro cliente significativo da Cisper foi a Companhia Cervejaria Brahma com um pedido de 100 mil garrafas em 1923. O ano de 1949 registrou um marco na sua história, com a produção dos primeiros frascos de vidro azul para o Leite de Magnésia de Philips, que se tornou popular em todo o país. Em outubro do mesmo ano, foi inaugurada a fábrica em SP com três máquinas Lynch-10, produzindo vidro na cor verde para a Companhia Antárctica Paulista.
     Em 1962, a Cisper assegurou acesso às mais avançadas tecnologias do mundo, quando a Owens Illinois, com sede em Toledo (Ohio/EUA) adquiriu 80% da companhia permanecendo o restante com o grupo Monteiro Aranha. Em 1966 iniciou a produção de vidro com máquinas desenvolvidas por tecnologia própria e nos anos 70 começa a fabricar copos. Em 1982 lança toda uma linha de objetos de mesa em vidro e em 1989 é criada a unidade de Manaus, onde são produzidos equipamentos de moldagem de vidro. Em 1991 incorporou a Mineradora Descalvado e em 2002 iniciou a fabricação de produtos farmacêuticos (no conceito Sala Limpa).
     Hoje a Cisper, sob a razão social de Owens-Illinois do Brasil Indústria e Comércio S.A. tem um faturamento de cerca de 0,7 bilhão de dólares e emprega aproximadamente 100 funcionários.
(Fonte: Site da empresa - parte)

2 comentários :

  1. ...e quando foi fundada???qual a finalidade?
    quanto tempo de mercado?
    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro(a) Leitor(a)
    Agradecemos pelo interesse e informamos que o texto agora já pode ser lido.

    ResponderExcluir