Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cisper

          Em 1917, a Cisper foi fundada no Rio de Janeiro pelos engenheiros Olavo Egydio de Souza Aranha Jr e Alberto Monteiro de Carvalho e Silva, com a razão social Companhia Industrial São Paulo e Rio - Cisper. Foi a primeira fábrica automatizada de embalagens de vidro no Brasil, com uma máquina revolucionária capaz de produzir garrafas em série.
          A Cisper tornou-se conhecida, em todo o mercado brasileiro, como a indústria mais avançada na produção de embalagens de vidro. Esta marca inovadora acentuou-se em 1960, quando assinou um contrato de assistência técnica com a Owens Illinois, com opção de compra, pela empresa americana.           A Owens Illinois surgiu em 1929, com a fusão da Owens Bottle Company com Illinois Glass Company.
          O primeiro cliente significativo da Cisper foi a Companhia Cervejaria Brahma com um pedido de 100 mil garrafas em 1923.
          O ano de 1949 registrou um marco na história da empresa, com a produção dos primeiros frascos de vidro azul para o Leite de Magnésia de Philips, que se tornou popular em todo o país. Em outubro do mesmo ano, foi inaugurada a fábrica em São Paulo com três máquinas Lynch-10, produzindo vidro na cor verde para a Companhia Antarctica Paulista.
          Em 1962, a Cisper assegurou acesso às mais avançadas tecnologias do mundo, quando a Owens Illinois (O-I), com sede em Toledo (Ohio/EUA) adquiriu 80% da companhia permanecendo o restante com o grupo Monteiro Aranha.
          Em 1966 iniciou a produção de vidro com máquinas desenvolvidas por tecnologia própria e nos anos 1970 começa a fabricar copos.
          Em 1982 lança toda uma linha de objetos de mesa em vidro e em 1989 é criada a unidade de Manaus, onde são produzidos equipamentos de moldagem de vidro. Em 1991 incorporou a Mineradora Descalvado e em 2002 iniciou a fabricação de produtos farmacêuticos (no conceito Sala Limpa).
          Hoje a Cisper, sob a razão social de Owens-Illinois do Brasil Indústria e Comércio S.A. tem um faturamento de cerca de 0,7 bilhão de dólares e emprega aproximadamente 100 funcionários.
          No segundo semestre de 2019, a empresa aumenta o volume de importação. Suas quatro plantas estão com capacidade máxima e mesmo assim não conseguem suprir toda a demanda. 
(Fonte: Site da empresa / Valor - 09.10.2019 - partes)

2 comentários:

Anônimo disse...

...e quando foi fundada???qual a finalidade?
quanto tempo de mercado?
um abraço.

Origem das Marcas disse...

Caro(a) Leitor(a)
Agradecemos pelo interesse e informamos que o texto agora já pode ser lido.