Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Colombo (loja de departamentos)

          Com sede no município de Farroupilha, no Rio Grande do sul, o grupo gaúcho consolidou-se em 2003 como a terceira maior rede de móveis e eletrodomésticos, depois das Casas Bahia e Ponto Frio. O grupo é resultado do idealismo dos primos Adelino Raymundo Colombo e Dionysio Maggioni, que com um capital de 400 mil cruzeiros – valor que hoje daria para comprar dez televisores – inauguraram em 30 de novembro de 1959, na região da Serra Gaúcha, a pequena loja de eletrodomésticos Maggioni e Colombo Ltda. Contava com um posto de venda na frente e uma oficina de rádios nos fundos, onde trabalhava Maggioni. Em quatro décadas e meia transformou-se numa gigante varejista com 345 pontos-de-venda espalhados por cinco estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
          Muito tempo passou e já com o sócio Miguel Ângelo Maggioni, filho de Dionysio, Adelino não mantinha um bom relacionamento. Após desentendimentos, Adelino comprou em 2005 a participação de 43% do empresário na companhia, encerrando os conflitos societários que dificultavam a gestão da empresa.
          Em 2012, aparentemente por não ter conseguido os resultados esperados, Idalino Colombo, então com 81 anos, vende as 65 lojas nos estados de SP e MG para a Cybelar, com sede emTietê (SP) e com isso concentra seus esforços no Sul do país, onde a concorrência também se mostra mais acirrada.
Atualmente a Colombo é a quarta maior rede. Líder do setor, a Casas Bahia, de São Paulo, juntou-se ao arqui-rival e vice-líder do ramo, o Ponto Frio, do Rio de Janeiro, formando a Via-varejo; a Insinuante, da Bahia, aliou-se à rede Ricardo Eletro, de Minas Gerais, e ambas criaram a Máquina de Vendas, enquanto o Magazine Luiza, do interior paulista, vem buscando aquisições.
          Adelino Colombo faleceu aos 90 anos na manhã de sexta-feira, 15 de outubro de 2021. O empresário deixou a companhia como a maior rede de eletrodomésticos e móveis da Região Sul e a 10ª do país, com 305 lojas em operação.
(Fonte: revista Forbes Brasil - 13.08.2004 – Pág. 30/jornal Valor Econômico 13.11.2012 /MSN - 15.10.2021 - partes)

Nenhum comentário: