Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Consa (Colégio Nossa Senhora Aparecida)

          A Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt tem sua origem em 1276, na Baviera, Sul da Alemanha. Naquela época, duas jovens da burguesia de Ingolstadt - Diemuth Thrailacherin e Margareth von Puch - deixaram suas riquezas para se dedicarem aos excluídos, moribundos, doentes e idosos. Seguindo os ideais de São Francisco de Assis, assumiram um estilo de vida consagrada a Deus, transformaram-se em Beguinas - Irmãs das Almas - e seu Convento passou a ser conhecido como Vale das Graças - Gnadenthal - pelo seu trabalho incessante em conferir sentido de vida e graça às lágrimas e ao sofrimento. Em 1829 assumiram, como Missão, a Educação da juventude feminina da cidade.
          Em 1938, proibidas pelo governo nazista de continuar lecionando, buscaram outro espaço missionário: o Brasil, para onde vieram em dois grupos, que se instalaram em Aiuruoca e Baependi, Minas Gerais. Hoje, as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt se encontram presentes nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Pará, onde mantêm seis Colégios, além de várias obras e atividades sociais.
          O Colégio Nossa Senhora Aparecida - Consa, possui uma simpática história e uma geografia humana e social muito interessante. Em 1947, as Franciscanas de Ingolstadt adquiriram uma pequena escola em Moema, São Paulo. Na época, Moema era um bairro com poucos habitantes, afastado e sem ruas calçadas.
           Hoje, o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida ocupa todo um quarteirão, para que possa ter a estrutura necessária para, com qualidade, receber alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cerca de 2.100 alunos frequentam seus bancos escolares.
(Fonte: agenda da Escola - parte)

Nenhum comentário: