Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Espírito Santo (grupo financeiro)

     Principal grupo financeiro de Portugal, o Espírito Santo Financial Group (ESFG) tem tentáculos em diversas partes do mundo. Controla bancos em 24 países e uma miríade de empresas na América do Sul, na África e na Europa, especialmente no Brasil e Angola, além de Portugal. É acionista da operadora de telefonia Portugal Telecom (PT), da Energias Renováveis do Brasil e da companhia brasileira de investimento Monteiro Aranha, que tem participação na fabricante de papel e celulose Klabin e no grupo Ultra.
     A dinastia Espírito Santo nasceu com uma casa de câmbio em Lisboa, aberta em 1869 por José Maria do Espírito Santo e Silva. A empresa acabou se tornando o Banco Espírito Santo e se expandiu para além do setor bancário, virando um império global que inclui imóveis, hotéis, ativos de saúde, energia e agricultura.
     Com participação relativamente modesta no cenário mundial de instituições financeiras, com colocação ao redor da 100ª posição, o grupo era comandado por Ricardo Espírito Santo, neto do fundador, que teve que deixar o cargo (julho 2014) por supostas irregularidades em repasses de dinheiro para empresas do grupo. E não está clara e extensão da crise do Banco Espírito Santo (BES).
     As coisas começaram a desmoronar no fim de 2013. Em novembro, os reguladores portugueses limitaram o valor que os fundos poderiam investir em entidades afiliadas com os gestores dos fundos. O WSJ divulgou em dezembro que as práticas contábeis do Espírito Santo Internacional eram questionáveis para alguns especialistas. Na ocasião, o banco defendeu suas práticas contábeis.
     Em 18 de julho de 2014, a Espírito Santo Internacional entrou com pedido de recuperação judicial em Luxemburgo. Em dezembro do mesmo ano, o banco chinês Haitong, o então segundo maior banco de investimento da China, adquire o Banco Espírito Santo Internacional - BESI. José Maria Ricciardi, um dos poucos membros da família Espírito Santo a não ter sido inabilitado a dirigir instituições financeiras em Portugal é alçado ao cargo de presidente do grupo e comandar as operações na Europa e Américas. No Brasil, a Haitong International Holding ficou com 80% do BESI, permanecendo os outros 20% nas mãos do Bradesco e não há planos para que esta parceria seja desfeita.
     O Grupo Espírito Santo, ex-controlador do BESI, está em processo de reestruturação para levantar recursos para pagar seus credores. Colocou ativos não financeiros à venda, inclusive no Brasil, como participações que detinha em empresas como Monteiro Aranha e a Brazil Hospitality Group (BHG).
(Fontes: revista Exame-06.08.2014/jornal Valor online-14.08.2014/jornal Valor-06.10.2015 - partes)

Nenhum comentário: