Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Ferbasa

          Fundada em 23 de fevereiro de 1961 pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, a Cia de Ferros Liga da Bahia - Ferbasa, uma Sociedade Anônima aberta,  iniciou suas atividades no município de Campo Formoso, Bahia, no ramo de mineração, com o objetivo de produzir ferro cromo. Em 1963, entrou em operação o primeiro forno da Ferbasa, em Pojuca (BA), onde está localizada sua sede.  Líder em seu segmento, está entre as 500 maiores empresas do país e as 20 maiores da Bahia, com faturamento anual superior a U$ 500 milhões.
           Conhecida pelo desenvolvimento de produtos de alta qualidade e forte atuação no trabalho social, a empresa, produtora de ferro cromo alto carbono (FeCrAC), ferro cromo baixo carbono (FeCrBC), ferro silício cromo (FeSiCr) e ferro silício 75%, já comemorou seu cinquentenário (2011). É a maior fabricante de Ferro ligas do Brasil e única produtora integrada de ferro cromo das Américas, exercendo as atividades de mineração, reflorestamento e metalurgia.
           Em 21 de outubro de 2015, falece o senhor José Corgosinho de Carvalho Filho, com 84 anos, fundador da Ferbasa e da Fundação José Carvalho.
          Nos primeiros dias de setembro de 2023, a Ferbasa fechou parceria com a Auren Energia para explorar os parques eólicos Ventos de São Ciro e Ventos de São Bernardo.
          Em comunicado de 9 de fevereiro de 2024, a empresa informa que  assinou o Termo de Fechamento do Contrato de Compra e Venda de Ações, no valor de R$ 37,8 milhões de reais, para a aquisição de 45% de participação na Sociedade NK 232 Empreendimentos e Participações S.A. (empresa do grupo Auren Energia S.A). Essa Sociedade tem por objetivo explorar os parques eólicos Ventos de São Ciro (localizado no Piauí) e Ventos de São Bernardo (localizado em Pernambuco), e possibilitará à Ferbasa consumir, sob o regime de autoprodução por equiparação (APE), a energia elétrica gerada nos mencionados parques. Deste modo, firma simultaneamente os Contratos de Compra e Venda de Energia (PPA) com os Parques Eólicos citados, que proporcionarão para a Ferbasa o suprimento de 35MW médios de energia elétrica, durante 20 anos, com início de fornecimento a partir de 2025.
(Fonte: site da empresa / Valor - 12.09.2023 / Comunicado - 09.02.2024 - partes)

Nenhum comentário: