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6 de out. de 2011

Häagen-Dazs

          Criada nos Estados Unidos em 1961, essa marca de sorvetes premium cresceu em pouco tempo sem fazer propaganda devido ao sabor inigualável de seus sorvetes.
          O nome Häagen-Dazs é na verdade uma marca fantasia. Não tem significado algum, é apenas uma invenção. Na época, os sorvetes dinamarqueses eram famosos por sua qualidade. Daí veio a ideia de se criar um nome que soasse "dinamarquês" para ajudar a vender um sorvete norte-americano. E funcionou! Curiosamente, não se usa trema em palavras que são originalmente da Dinamarca. Está mais para um nome alemão ou sueco. Outra versão do motivo da escolha da homenagem à Dinamarca pelo fundador, é por ter sido o único país que salvou os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
          O Häagen-Dazs foi criado em território americano, mas por um imigrante polonês, Reuben Mattus, um imigrante judeu vindo da Polônia e sua esposa Rose. Aos 8 anos, Mattus ajudava a mãe, viúva, a vender um sorvete de limão espremido manualmente. Aos 19, já se havia estabelecido com uma sorveteria no Bronx, em Nova York. Lá pelos anos 1960, sua marca Ciro's fazia sucesso em mercearias e drugstores. Mas Mattus, um tipo visionário, sabia que o futuro estava na distribuição em supermercados. Imaginou então que, com um sistema de refrigeração de melhor qualidade, as grandes lojas poderiam oferecer o sorvete o ano inteiro.
          Só não contava com a concorrência pesada de laticínios bem maiores, que não tardaram a copiar sua ideia. Mattus ficou fora do jogo. Poderia conformar-se com seu diminuto mercado. Ou, quem sabe, contra-atacar na faixa de baixo preço para tentar ampliá-lo. Nada disso. Começou a produzir um sorvete de luxo, feito de creme fresco, frutas e ingredientes naturais. Batizou-o então com um sotaque dinamarquês. A aceitação do Häagen-Dazs foi imediata, primeiro nas mercearias finas de Manhattan.
          Uma marca nascida para vencer, ganhou uma cadeia de lojas e se tornou vedete do varejo americano, antes de chegar à Europa. Se no início achava que não precisava de propaganda, mais tarde promoveu célebres campanhas publicitárias em revistas, recheadas de mulheres lindas e sensualidade. O inglês Stuart Crainer, um historiador dos negócios, autor de As 75 Melhores Decisões Administrativas de Todos os Tempos (editora Manole), destacou que a marca de sorvete é uma prova do trunfo que empreendedores ganham quando empalmam uma estratégia de marketing correta.
          Em 1983, a Häagen-Dazs foi vendida para o grupo Pillsbury, que continuou inovando mas sempre mantendo a excelente qualidade, consolidando a empresa no mercado de sorvetes premium.
          Em 1999, o grupo alimentício Nestlé forma uma joint-venture com a Pillsbury, para a fabricação do Häagen Dazs nos EUA e Canadá. A Pillsbury foi incorporada pela General Mills em 2001.
          No Brasil, em junho de 2018, a Häagen-Dazs encerrou as operações dos oito pontos de venda próprios que mantinha em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Numa estratégia que abrange somente o Brasil, a fabricante de alimentos informou ao jornal Valor que a decisão tem o objetivo de melhorar ainda mais as operações e acelerar o crescimento no país, focando seus investimentos na distribuição dos sorvetes por meio dos canais de varejo e foodservice. Segundo a General Mills, a Häagen-Dazs segue como uma marca de sorvetes global importante para a empresa e para os negócios no Brasil.
          Em dezembro de 2019, a Nestlé  vende suas operações de sorvetes nos Estados Unidos, que incluem a marca Häagen-Dazs, por US$ 4 bilhões em dinheiro à Froneri, criando um concorrente mais forte para enfrentar a Unilever.
          A Häagen Dazs concorre com Ben & Jerry's, da Unilever, que também possui lojas físicas e é vendida nos supermercados. Outros concorrentes importantes da fabricante americana em território nacional são a Bacio di Latte e a Diletto (esta, não atua mais).
(Fonte: livro: Oh! dúvida cruel. - Priscila Arida Velloso - Ed. Record / jornal Valor - 12.06.2018 / Negócios (Luciana Caczan) - 10.12.2018 / MilkPoint - 12.12.2019 - partes)

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