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6 de out. de 2011

Harley-Davidson

          A empresa foi criada em 1901 por dois jovens amigos William S. Harley, de 21 anos, e Arthur Davidson, de 20. A primeira moto Harley-Davidson nasceu em 1904 (1903?) em Milwaukee. Treze anos depois, a Harley foi anunciada como a primeira motocicleta a cobrir mais de 100000 milhas e continuar funcionando com as peças originais. Por volta de 1920, com cerca de 2.000 distribuidores espalhados por 67 países, a Harley-Davidson já era a maior fabricante de motocicletas do planeta. De lá para cá a marca ganhou uma legião de seguidores pelo mundo.
          Presença constante em filmes e em capas de revista, ao lado de personalidades como Marlon Brando e Elvis Presley, a moto se tornou um mito. Quem não se recorda do filme Harley Davidson e Marlboro Man, em que Mickey Rourke se aventura pelo deserto pilotando sua moto?
          Com apelo fortemente arraigado nas tribos rebeldes, a Harley-Davidson, uma das mais míticas marcas americanas, há muito extrapolou os limites de seu produto principal, a motocicleta, e gerou dezenas de extensões. Um dos produtos mais populares é a bota que traz seu ícone.
          A Harley tentou duas vezes, no final dos anos 1960 e no início dos 1970, produzir motos de baixa cilindrada para competir com a Honda. Mas a rede de revendedoras não gostou das margens de lucro que o produto mais barato oferecia. Como resultado, a empresa teve de se concentrar no nicho dos nostálgicos.
          Em 1983, quando a marca Harley agonizava, a empresa criou o Harley Honors Club. Sem ter como investir em uma campanha publicitária complexa e cara, a Harley promoveu o clube usando sua rede de revendedores, com informativos, cartazes e propaganda boca a boca. Considerando dados de meados de 1999, havia cerca de 1000 sedes do clube no mundo. Ele patrocina centenas de ralis a cada ano. A Harley-Davidson tinha motoqueiros que a administravam, não gastava mais do que 2 milhões de dólares por ano em propaganda e mantinha 350.000 aficionados, em 105 países, integrados pelo Harley Honors Club.
          Um dos maiores símbolos da cultura americana, a Harley-Davidson decidiu expandir seus negócios e escolheu o Brasil para a nova fase. Desde que foi criada, a mais emblemática moto do mundo jamais havia montado uma fábrica fora dos Estados Unidos. E começou em grande estilo. Um dos modelos fabricados na fábrica de Manaus, inaugurada em 1999 foi a Fat Boy 2000, criada em 1990 e logo se tornou o modelo mais vendido nos Estados Unidos. Um dos motivos para tamanho sucesso foi sua associação imediata com a indústria da fama de Hollywood. No filme O Exterminador do Futuro 2, o ator Arnold Schwarzenegger pilota uma Fat Boy.
          Mais recentemente, após pesquisa com o público brasileiro, a Harley-Davidson trouxe oito novas motos ao mercado, entre elas uma nova versão da V-Rod e a Street Glide, modelo mais vendido pela empresa no mundo.
          A Harley-Davidson é uma moto para quem quer força mas não exige altas velocidades. O máximo que o velocímetro alcança é 180 quilômetros por hora, porém o ideal é pilotá-la num ritmo bem mais lento.
(Fonte: revista Exame - 02.06.1999 / revista Veja 24.11.1999 - pág. 109/ Exame - 01.12.1999 / revista Forbes Brasil - 11.04.2001/revista Exame - 17.08.2005/jornal Brasil Econômico - 11.05.2010 - pág. 21/revista Exame 08.02.2012 pág.108 - partes)

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