Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Jacto

           A Máquinas Agrícolas Jacto S.A. teve seu nome inspirado no avião a jato que soltava fumaça como os pulverizadores. Foi fundada em 1948, na pequena Pompéia, de 18 mil habitantes, localizada a 480 quilômetros de São Paulo, pelo imigrante japonês Shunji Nishimura. Técnico em mecânica, Shunji abriu, alguns anos antes, uma oficina e pendurou na porta uma placa: "Conserta-se tudo".
           Ao consertar equipamentos dos agricultores da região, ele foi descobrindo suas necessidades e, em 1948, lançou uma polvilhadeira, equipamento usado para espalhar defensivos agrícolas na lavoura. Foi essa máquina que deu sustentação para o crescimento da Jacto, que hoje tem extensa linha de produtos, entre pulverizadores, adubadoras, colhedoras e máquinas de agricultura de precisão - equipamentos de ponta que permitem calcular a quantidade ideal de adubos e defensivos na plantação.
          Em meados de 2001, cinco dos sete filhos do fundador trabalhavam no grupo há mais de 30 anos e desde os anos 1980 assumiram o comando dos negócios: Shiro, Jiro, Takashi, Chikao e Jorge.. A família Nishimura tomou lições amargas até chegar à conclusão de que sempre que havia problemas com a agricultura as vendas da Jacto caíam de maneira drástica. Mesmo na década  de 1980, quando já existia a Unipac - braço na área de artigos plásticos criado em 1976 e então (2001) responsável por um terço do faturamento do grupo - a Jacto quase sucumbiu. Na época, uma crise no setor agrícola fez as vendas minguarem. Dos 1.300 funcionários, 500 foram demitidos. "A empresa só sobreviveu porque não tínhamos dívida e aumentamos as exportações", afirmou Shiro, nascido em 1948, o filho de Nishimura que presidia a Máquinas Agrícolas Jacto.
           A Jacto possui aproximadamente 2 mil funcionários e é comandada por Jorge Nishimura, filho do fundador. Seus produtos são exportados para mais de 70 países.
          Shunji Nishimura faleceu em 2010, aos 99 anos.
(Fonte: revista Exame - 22.08.2001 / jornal O Estado de S.Paulo - 08.11.2004 / revista Exame Melhores&Maiores - julho 2014))

Nenhum comentário: