Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Lego

          Os blocos de montagem Lego estimularam a imaginação de várias gerações de crianças. As peças são apresentadas em uma grande variedade de formas e tamanhos, mas a maioria tem duas características básicas: pinos de um lado e buracos do outro. Os pinos de uma peça se encaixam nas reentrâncias da outra, unindo as duas. Quando uma peça é pressionada sobre outra, os pinos da primeira se encaixam nos buracos da segunda, juntando os blocos com firmeza. Desse modo, eles não deslizam, uns em relação aos outros. De navios de piratas e quartéis de polícia a veículos motorizados e robôs programáveis, é possível criar tudo com os blocos.
          No início uma fábrica de brinquedos de madeira em Billund, na Dinamarca, o grupo Lego cresceu e tornou-se o quarto maior fabricante de brinquedos do mundo, vendendo os seus famosos blocos de plástico em mais de 130 países. O negócio foi fundado por um carpinteiro, Ole Kirk Kristiansen, em 1932, que escolheu o nome Lego com base nas palavras dinamarquesas "leg godt" (brinque bem).
          Três gerações participaram dos negócios - o fundador, Ole Kirk, seu filho Godtfred Kirk e o neto Kjeld Kirk. Ole Kirk Kristiansen fez seus primeiros brinquedos em madeira. Eles foram projetados para ter a máxima qualidade e resistência e passar de uma geração de crianças para outra. Quando surgiu o plástico, Ole Kirk atualizou o negócio. Em 1947, comprou uma máquina injetora e, dois anos mais tarde, começou a desenvolver um novo brinquedo: blocos de plástico que se encaixam para criar qualquer coisa. Godtfred Kirk ingressou na empresa em 1937 e, entre outras coisas, desenhou projetos detalhados de carros de brinquedo de madeira. Em 1955, a empresa lançou o primeiro conjunto, o Town Plan n.1, que continha todo o material necessário para criar uma cidade. O jovem Kjeld Kirk Kristiansen aparecia na embalagem. O conjunto Família Lego n. 200 foi lançado em 1974. Com avó, pai, mãe, filho e filha, tornou-se o produto mais vendido da época. As primeiras minifiguras Lego foram lançadas em 1978. Suas mãos podiam segurar acessórios e os braços e as pernas eram móveis. A ideia era incentivar as crianças a usar a imaginação e criar suas próprias histórias.
          Na década de 1950, as peças de plástico foram comercializadas como blocos Lego, juntamente com o conceito de "sistema de brincar", que permitia às crianças criar uma cidade inteira com infinitas possibilidades. Em 1968, com base no sucesso do produto, foi aberto o primeiro parque temático Legoland, em Billund, na Dinamarca. Os visitantes podiam andar em cidades de miniaturas feitas com blocos Lego. Na década de 1990, começaram a ser produzidos robôs programáveis. Em 60 anos de história, foram fabricados mais de 400 bilhões de blocos de montar coloridos.
          No final de junho de 2019, a fundação familiar Kirkbi, acionista majoritária da Lego, anunciou que se associou ao grupo de investimentos americano Blackstone e ao fundo de pensões canadense CPPIB para a aquisição do grupo Merlin Entertainment, conhecido pelo museu de cera Madame Tussauds e pela roda-gigante de Londres (London Eye), por 5,9 bilhões de libras (US$ 7,475 bilhões).
(Livro: Ideias que revolucionaram o mundo - PubliFolha - pág. 216-219 / revista IstoÉDinheiro - 28.06.2019 - partes)

Nenhum comentário: