Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Leroy Merlin

          Quando termina a Primeira Guerra Mundial, em 1918, a família Leroy inicia suas atividades com um comércio ambulante na França, vendendo produtos excedentes do exército americano. Cinco anos depois, em 1923, ano oficial da fundação da empresa, Adolphe Leroy casa-se com Rose Merlin. Surge nesse momento a loja "Au Stock Américain". Na França dessa época, tudo o que se referia a produtos americanos causava muita curiosidade.
          Em 1960, nasce a marca Leroy Merlin. Seis anos depois, é inaugurada a primeira grande loja, com 200 colaboradores e sistema de auto-serviço. Até então, as lojas tinham dimensões bem menores.
          Em 1982, o grupo familiar francês Mulliez incorpora 100% do capital da Leroy Merlin, o que leva a um período de grande desenvolvimento e expansão da empresa. Sete anos depois, em 1989, a Leroy Merlin começa a ir para outros países, deixando de ser uma exclusividade da França. Hoje, a rede aposta em um conceito de loja adaptado a todos os povos e culturas. Depois de partir para países como Espanha, Polônia e Itália, a Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1997 e atualmente está presente também em Portugal, Rússia, Grécia, China, Turquia, Romênia e Ucrânia, deixando claro sua vocação de uma empresa mundial.
          A chegada da Leroy Merlin ao Brasil foi em 1997 e a primeira loja da rede no país foi aberta em 1998, em São Paulo, no bairro de Interlagos, zona sul da capital paulista.
          Em meados de 2006, a Leroy Merlin inaugurou um novo centro de distribuição em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, parte fundamental dos planos de expansão da empresa no Brasil, e reduzindo drasticamente o prazo de entrega. São 38 lojas no Brasil (dados de outubro/2016).
         Hoje, a marca Leroy Merlin integra o Groupe Adeo, que abrange outras marcas do segmento de bricolagem ao redor do mundo, como Bricoman, Bricocenter, Weldom, Aki, DomPró, Zôdio e KBane.
          A rede de decoração Zôdio inaugurou sua primeira filial na capital paulista, na Marginal Tietê, na Zona Norte, em 5 de dezembro de 2017. A loja, com mais de 20.000 miudezas à venda, fica no 2º andar da Leroy Merlin da Marginal Tietê. O modelo é o "faça você mesmo", que é explorado no mundo pela sueca Ikea. No início de novembro de 2019, o grupo informa que encerrará a operação no Brasil no final de dezembro, com o fechamento de sua única loja. As vendas teriam ficado abaixo do projetado.
          O grupo Adeo, controlado pela família Mulliez, tem 14 redes e presença em 15 países, com um total de 800 lojas. O faturamento atingiu 18 bilhões de euros em 2018.
 (Fonte: site da empresa / revista Exame - 05.07.2006 / revista Veja São Paulo - 20.12.2017 / Valor - 07.11.2019 - partes)

Nenhum comentário: