Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Lojas Riachuelo / Casa Riachuelo (Grupo Guararapes)

          No Brasil Colonial, na então Capitania de Pernambuco, a Batalha dos Guararapes foi travada em dois confrontos (1648 e 1649) entre o exército da Holanda e os defensores do Império Português, no Morro dos Guararapes, atual município de Jaboatão dos Guararapes, dez quilômetros ao sul da cidade do Recife. Com a vitória portuguesa, é natural que as homenagens ao episódio sejam frequentes.  
          A história da Guararapes teve início em 1947, quando os irmãos Nevaldo e Newton Rocha abriram sua primeira loja de roupas chamada "A Capital", em Natal (RN). Quatro anos depois, a empresa implantou uma pequena confecção em Recife (PE) e adquiriu vários pontos de venda, em um momento em que o mercado de roupas no nordeste começava a se desenvolver.
          Em outubro de 1956, os irmãos Nevaldo e Newton Rocha fundaram a Guararapes, em Recife. Dois anos depois, sua matriz foi transferida para Natal, com a inauguração de sua primeira fábrica, com 2.700 metros quadrados de área construída e onde se mantém até os dias de hoje.
          No início da década de 1970, a Guararapes abriu seu capital e, em 1976, foram construídas as fábricas de Fortaleza (CE) e Mossoró (RN). Nesse mesmo ano foi criada a cadeia de lojas Super G.
          Em 1979, a Guararapes adquiriu a rede de lojas de tecidos Riachuelo e a Wolens (incorporada pela Riachuelo em 1983), iniciando um processo de reestruturação e de mudança estratégica, com o objetivo de vender roupas prontas.  A Riachuelo também tinha sido fundada em 1947, mesmo ano da Guararapes, operando com pequenas lojas de rua e vendendo tecidos a preços baixos. Também no ano de 1979, foi inaugurada a Guararapes Têxtil em Natal, com 40.000 metros quadrados de área construída.
          Idealizada por Flávio Rocha, em 1982, foi lançada a marca Pool, grife que sempre se manteve conectada com os jovens e foi ícone de moda nos anos 1980, além de ter sido a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira, quando competia nas categorias Kart e Fórmula-3.
          Em novembro de 1990, quando a Riachuelo passava por uma de suas piores fases, entrou em concordata, carregando de roldão a Guararapes, sua avalista junto aos credores. Quando se viu livre da concordata, no final de 1992, viu que o ajuste feito havia ceifado metade de seu faturamento.
          A Riachuelo fora à concordata por conta de um erro estratégico cometido em 1987. Naquele ano, a direção da Confecções Guararapes, do Rio Grande do Norte, controladora da Riachuelo, decidira transformá-la no canal exclusivo de distribuição de uma de suas grifes de roupas. A verticalização e a exclusividade fizeram mal às contas da Riachuelo e da Guararapes. Entre a elaboração dos modelos, sua confecção e a chegada aos pontos de venda passavam-se nove meses. Ao mesmo tempo, o pagamento aos fornecedores de matérias-primas era feito em um mês. O ciclo de caixa não batia. Em 1993, a empresa foi reestruturada e modernizada. O foco da Riachuelo passou a ser direcionado para a moda.
          Em 1997, a unidade fabril de Natal foi transferida e ampliada para o distrito industrial de Extremoz (RN), hoje com área construída de 150.000 metros quadrados, responsável pela produção da malharia do Grupo e por parte da camisaria, enquanto as três unidades fabris de Fortaleza produzem tecido plano (sarja, jeans e camisaria).
          O Grupo vem investindo em pesquisa, criação, desenvolvimento e no processo de distribuição para desenvolver seu modelo, a fim de aperfeiçoar o timing entre o desenvolvimento do produto e a entrega nas lojas. Para isso, conta com três centros de distribuição,  em Extremoz, Guarulhos (SP) e Manaus (AM).
          Além da Riachuelo, o Grupo é proprietário da Midway Financeira, do Shopping Midway Mall e da Transportadora Casa Verde.
          Atualmente, 100% da produção da Guararapes é destinada à Riachuelo. Esse processo passou a ser desenvolvido com maior intensidade a partir de 2005, porém, apenas em 2008 a produção passou a ser totalmente direcionada para a rede de lojas do Grupo.
          Em novembro de 2013, a Lojas Riachuelo inaugura sua primeira Loja Conceito (também conhecida como “flagship”), localizada na Rua Oscar Freire, nos Jardins, região nobre de São Paulo. A loja ocupava 1.200 metros quadrados na esquina com a Rua Haddock Lobo, um dos pontos mais sofisticados do comércio do país. A inauguração da loja fez parte de um projeto de sofisticação de marca. Na ocasião, foi anunciado que o local funcionaria como um “cartão de visitas” da Riachuelo. A Riachuelo fechou a sua loja conceito em maio de 2023.
         Nos últimos meses de 2016, a Riachuelo procurou reforçar novamente sua oferta de artigos de luxo em lançamentos de edições limitadas em parceria com as marcas. A varejista escolheu a marca de vestuário Isolda para esse novo impulso, com o objetivo de atrair o consumidor tradicional que está demandando mais produtos e também novos clientes para as lojas da companhia. Anteriormente, a Riachuelo já havia lançado uma coleção em parceria com a Versace em 2014, e em abril de 2016 ofereceu uma coleção limitada assinada por Karl Lagerfeld.
           Presente em todas as regiões geográficas do país, a Riachuelo intensifica o ritmo de expansão, totalizando, em março de 2015, 260 lojas e 563,5 mil metros quadrados de área de vendas.
          Em maio de 2017, as Lojas Riachuelo iniciam a venda de produtos de beleza, com a abertura de um espaço denominado Fashion Beauty. As novas lojas já serão projetadas com o novo espaço e, as já em funcionamento, serão adaptadas com espaço para os cosméticos na entrada da loja.
          Em outubro de 2019, a Riachuelo tinha 315 lojas, aproximadamente 40 mil funcionários, com receita líquida anual em torno de 7,4 bilhões de reais.
          No início de dezembro de 2019, a Riachuelo lançou roupas adaptadas para portadores de deficiências. As peças foram criadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (SSCD), que testou os itens e vai receber uma parte da receita das vendas. A coleção comemora os 60 anos da boneca Barbie.
          Nevaldo Rocha, um dos fundadores, morre em 17 de junho de 2020, aos 91 anos, em Natal.
          No início de setembro de 2020, a Riachuelo inaugura uma nova rede, a Casa Riachuelo, focada em produtos para a casa e decoração, empurrada pelo distanciamento social e pelo fato de que os consumidores estão gastando mais com itens para o lar. A primeira loja foi aberta em 3 de setembro no Shopping Ibirapuera. A marca já existia mas, não tinha lojas exclusivas. 
          Com matriz em Natal, a Riachuelo tem mais de 300 lojas (315, considerando dados de junho de 2021), distribuídas em todas as regiões brasileira, aproximadamente 40 mil funcionários, com receita líquida anual em torno de 7,4 bilhões de reais. Além da Riachuelo, o grupo é dono da Midway Financeira, do Shopping Midway Mall e da Transportadora Casa Verde.
          A Guararapes Confecções anunciou em 6 de dezembro de 2021, a venda do edifício que abriga as sedes da Lojas Riachuelo e da financeira Midway por 170 milhões de reais com pagamento em parcela única para o Sesc, entidade de serviços nacionais de aprendizagem e lazer do Sistema S (Senai, Sesc, Sesi, Senac e outros). "Esta operação está em linha com a estratégia da companhia de otimizar sua estrutura de capital e capturar maior eficiência operacional proporcionada pela combinação do trabalho remoto com o presencial", afirmou a Guararapes em fato relevante. A companhia afirmou que passará a alugar um novo escritório e promover a mudança de endereço nos próximos sete meses. O Sesc, confirmou a compra do imóvel que abrigava a sede da Guararapes, dona da Riachuelo. O espaço abrigará uma nova unidade da rede. O imóvel fica na zona Norte de São Paulo e tem 45 mil metros quadrados.
          Em 10 de janeiro de 2023, a Guararapes anunciou que vai encerrar as atividades da sua fábrica em Fortaleza, concentrando produção fabril em Natal. Essa fábrica emprega cerca de duas mil pessoas. A maior parte desse total deve ser demitida. A unidade responde por 10% da força de trabalho da Guararapes.
          A Guararapes terminou o mês de abril de 2023 com 400 lojas, das quais 333 são lojas da Riachuelo, 52 são da Carter’s, 12 são da Casa Riachuelo e 3 são da Fanlab, além de 13 lojas da Casa Riachuelo e 2 da Carter’s no modelo store in store (lojas instaladas dentro de outras lojas).  A companhia informa que nos últimos 12 meses fechou 175 pontos físicos, entre eles 9 lojas, centro de distribuição e quiosques.
(Fonte: site da empresa / jornal Valor International edition 10.05.2017 / Exame - 27.11.2019 / UOL - 18.06.2020 / Microsoft Start - 06.12.2021 / Valor - 07.12.2021 / 10.01.2023 / Estadão - 17.05.2023) - partes)

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia a todos que fazem parte da estrutura funcional desta empresa e parabéns pelo trabalho árduo e vencedor, sou cliente há muito tempo. Eu quero saber se não seria viável criar franquias para empreendedor das cidades pequena (nicho de mercado) acho q seria muito interessante desde já agradeço e muito obrigado.

Origem das Marcas disse...

Caríssima Taynah. Agradecemos sua atenta leitura. Informamos que o blog Origem das Marcas não tem contato direto com as Lojas Riachuelo. Portanto, achamos importante que suas sugestões sejam feitas usando o endereço www.riachuelo.com.br acessando a aba "Fale Conosco". Nosso muito obrigado.

Ana Elisa Melo disse...

Boa tarde!
Minha mãe ELISA DA COSTA BARBOSA, está fazendo noventa anos e estou elaborando um histórico da vida dela. Por ela ter Alzheimer não consigo obter informações quanto ao seu passado profissional. Sei que ela foi funcionária do Sr. Nevaldo, só não sei se foi na loja ou na fábrica, o que me informaram é que ela trabalhou na rua Imperial. Em nenhum relato da história de vocês diz onde foi situada a loja e a fábrica, vocês podem me dar esta informação?
Grata,
Ana Elisa Barbosa de Andrade Melo



Origem das Marcas disse...

Prezada Ana Elisa
Em primeiro lugar gostaríamos de dizer que achamos muito interessante sua ideia de elaborar um histórico da vida de sua mãe. Por certo é uma ótima recordação. Mas, nós do blog "Origem da Marcas" não podemos lhe ajudar por não termos informações mais detalhadas da Riachuelo/Guararapes. Por isso, sugerimos entrar em contato pelo site www.riachuelo.com.br. Estando no site você poderá acessar a aba "Fale Conosco" e usar a opção de e-mail, explicando a finalidade do seu pedido e quão importante essa informação é para você. Boa sorte.