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5 de out. de 2011

Mercedes-Benz (DaimlerChrysler / Daimler-Benz)

          Gottlieb Daimler (1834-1900) foi criticado pelo Connstatter Zeitung, em 1885, que fez duras queixas contra o triciclo a motor que estava testando nas ruas de Connstatt, falando de um "invento repugnante, diabólico e perigoso para a vida e o bem-estar dos cidadãos".
          Karl Benz (1844-1929) era alvo de um violento ataque do Mannheimer Zeitung, que descreveu como "inútil, ridícula e indecente" a carruagem sem cavalos que ele estava tentando tornar realidade. "Quem está interessado em tal aparelho uma vez que existem tantos cavalos à venda?".
          Benz saiu de casa com o primeiro carro movido a gasolina na noite de ano novo de 1878, na cidade de Mannheim.
          Mas, Karl Benz terminou de construir o que é largamente considerado como o primeiro carro do mundo em 1885. Em janeiro de 1886, ele pediu a patente do que ele chamou de "veículo impulsionado por um motor a gasolina". As autoridades concederam a ele o número de patente 37435 pouco depois disso. Com dois bancos e três rodas, o Benz Patent-Motorwagen usava um motor de um cilindro e quatro tempos que entregava menos de 1 cv em sua configuração mais básica.
          Conta-se que em 5 de agosto de 1888, em Weisslock, uma pequena vila em Badan, Alemanha, as pessoas viram uma visão estranha. Uma mulher de vestido preto monta uma carruagem puxada por cavalos com seus dois filhos. Mas o que os surpreendeu foi outra coisa. Não havia cavalos na frente da carroça. Uma carruagem puxada por cavalos sem cavalos? Chocado, o sino da igreja tocou e o padre reuniu o povo para enfrentar a "bruxa". De repente, o carrinho parou. A mulher saiu e verificou o carrinho. Ela caminhou em direção ao hospital mais próximo e depois ao bar próximo. Mas o produto teria sido comprado finalmente numa farmácia (Apotheke, em alemão). Ela pediu 10 litros de Legrain. Legrain ("ligroin" em inglês) era um produto de petróleo. Era usado para remover a sujeira das roupas. Essa foi a primeira viagem na história da esposa de Benz, Bertha Benz e seus filhos Richard e Owen. Bertha fora no que se conhece como a primeira viagem de longa distância com um automóvel. A jornada foi de 12 horas até a casa de seus pais em Pforzheim, numa distância de 106 quilômetros. A farmácia onde ela comprou Legrain é considerada o primeiro posto de gasolina da história.
            O nome Mercedes, marca considerada por muitos como um dos primeiros carros "modernos", foi dado em homenagem a Mercedes Jellinek, a bonita filha de um influente diplomata e banqueiro austríaco, também distribuidor e mais tarde patrocinador do amigo Daimler, que junto com Benz fundou a empresa fabricante dos famosos automóveis Mercedes-Benz.
          A estrela de três pontas da Mercedes-Benz foi escolhida para simbolizar a ambição da marca em produzir veículos terrestres, aquáticos e voadores. Representa também o domínio da qualidade da marca.
          Em 1902, a Daimler registrou a marca "Mercedes". E só 24 anos mais tarde, 1926, com a fusão das empresas fundadas por Daimler e Benz, é que a marca passou a se chamar "Mercedes-Benz".
          O modelo Mercedes-Benz SSK foi produzido de 1928 a 1932 e teve sua motorização pensada por ninguém menos que Ferdinand Porsche.
          Quando ele estreou no Salão de Berlim de 1936, o 260 D se tornou o primeiro automóvel do mundo com motor diesel. A equipe de engenheiros da Mercedes-Benz desenvolveu um motor de quatro cilindros e 2,6 litros que gerava 46 cv a 3.000 rpm. A empresa pedira para aplicar a tecnologia a um carro de passeio depois de apresentar o primeiro caminhão diesel de produção regular.
          Depois da Segunda Guerra Mundial, os tempos eram difíceis para todos, incluindo os fabricantes de automóveis, em especial a Mercedes-Benz. Com suas portas de asa de gaivota e motor de seis cilindros com ingestão de combustível, uma novidade para a produção de carros, o 300 SL tornou-se um modelo emblemático em 1954. Mais do que qualquer outro modelo, o 300 SL permitiu que essa marca de luxo estabelecesse uma sólida reputação para o futuro. Saiu de linha em 1963.
          No Brasil, a Mercedes-Benz se instalou em 1959, em São Bernardo do Campo, com fábrica de caminhões.
          Em maio de 1998, o executivo Theodor Cunninghan, vice-presidente da Chrysler, começa a percorrer as filiais das duas empresas (Daimler e Chrysler) mundo afora procurando custos para cortar. Seu objetivo era reduzir as despesas em 1,4 bilhões de dólares. Juntas, as duas montadoras faturavam 131 bilhões de dólares.
          O modelo Mercedes-Benz SLS AMG Black Series estreou em 2012 no Salão de LA. Tem potência de 622 cv e faz 0-100 km/h em apenas 3.5 segundos.
          A Mercedes-Benz foi uma pioneira em tecnologia autônoma. A empresa começou a pesquisar maneiras de o carro se dirigir sozinho em 1986, como parte de um programa com autoridades europeias. Em 1994, um carro autônomo baseado no Classe S da geração W140 conseguiu realizar uma viagem de 1.000 quilômetros por estradas públicas sem qualquer interferência de um motorista humano. Ele atingiu uma velocidade máxima de 130 km/h, mudou de faixa e até ultrapassou tráfego mais lento.
          Em abril de 1999, a Mercedes inaugurou na cidade mineira de Juiz de Fora, uma fábrica sofisticada, construída, a princípio, exclusivamente para montar o Classe A, carro compacto da Mercedes. Em outubro de 2001, mesmo com dois produtos em linha - o próprio Classe A e o sedã Classe C -, a unidade trabalhava com uma ociosidade de 75%.
          A fábrica brasileira foi planejada para permitir à Mercedes tirar uma lasca de um mercado para o qual as estimativas apontavam, em 1995, um potencial de vendas de até 3 milhões de unidades por ano no final da década. Foi essa perspectiva que atraiu para o Brasil uma legião de novas marcas e investimentos em novas fábricas. As previsões grandiosas não se cumpriram - e a Mercedes foi uma das montadoras mais afetadas pelo furo. O executivo holandês Ben van Schaik, presidente da subsidiária brasileira do grupo alemão DaimlerChrysler, dono da marca Mercedes, já declarava, em 16 de outubro de 2001, num estande montado no pavilhão do Parque Anhembi, em São Paulo, que tudo ia bem na Mercedes-Benz, mas completou: "Temos de ganhar dinheiro em Juiz de Fora. Sem lucro, não é possível pensar em futuro".
          Em maio de 2001, o grupo DaimlerChrysler foi obrigado a dar um passo atrás com a Chrysler no mercado sul-americano. Teve de fechar as fábricas da Chrysler em Campo Largo, no Paraná, e em Córdoba, na Argentina. Ambas, ainda luzindo de novas, operavam no vermelho, sem perspectiva de reversão dos resultados. A unidade de Campo Largo, inaugurada em meados de 1998, montava a picape Dakota. A argentina, aberta em 1997, produzia a linha Jeep Cherokee.
          Houve uma época em que a nomenclatura dos SUVs da Mercedes-Benz na tinha um padrão. Em 2014, ela anunciou a padronização dos nomes seguindo a mesma lógica das Classes. Assim, todo SUV tem nome GL seguido pela letra da Classe a que pertence. Assim, há em linha os GLA, GLB, GLC, GLE e GLS. O único de fora é o Classe G, um clássico da marca que inspirou a sigla dos SUVs de passeio.
          A matriz fica na Alemanha, na cidade de Stuttgart.
(Fonte: revista Exame - 18.11.1998 / 31.10.2001 / MSN Economia e Negócios - 04.12.2014 / BI Business Insider MSN - 20.11.2015 / MSN Espresso - 29.05.2017 / revista Exame - 06.12.2017 / Autocar-msn-Ronan Glon - 30.03.2018 - partes)


German version:
          Die Wurzeln der Daimler Aktiengesellschaft reichen zurück bis in die Jahre 1886/1887 als Carl Benz und Gottlieb Daimler die ersten Fahrzeuge mit Verbrennungsmotor entwickelten. Damit war das Automobil geboren. Heute ist die Daimler AG eines der erfolgreichsten Automobilunternehmen weltweit.
          Mit den Geschäftsfeldern Mercedes–Benz Cars, Daimler Trucks, Mercedes–Benz Vans, Daimler Busses und Daimler Financial Services ist der Fahrzeughersteller einer der größten Anbieter von Premium–Pkw und Nutzfahrzeugen weltweit. Zum Markenportfolio zählen neben Mercedes–Benz die Marken Smart, Maybach, Freightliner, Western Star, Fuso, Setra, Orion und Thomas Built Busses. Das Geschäftsfeld Mercedes–Benz Cars liefert mit Abstand den größten Anteil am erwirtschafteten Umsatz. Die Daimler AG vertreibt ihre Fahrzeuge in nahezu allen Ländern der Welt und verfügt über Produktionsstätten rund um den Globus.
          Neben dem europäischen Markt ist die Präsenz in den USA für das Unternehmen von großer Bedeutung. Kooperation, Beteiligungen und Trennungen sind Sinnbild der veränderten strategischen Positionierung des Konzerns in den letzten Dekaden. Die Daimler Aktie wurde 1989 an der Börse eingeführt und seitdem fungierte die Daimler–Benz AG als geschäftsführende Holding, unter deren Dach die Tochtergesellschaften AEG, Mercedes–Benz und die Deutsche Aerospace (DASA) eingegliedert sind. 1995 trennte man sich von Beteiligungen und unrentablen Geschäftsbereichen. Im Zuge dieser Strategie kam es zur Trennung von Fokker, dem Verkauf der Dornier Luftfahrt GmbH und der Auflösung der AEG mit dem Ziel, die Wettbewerbsfähigkeit sowie Ertragskraft des Konzerns nachhaltig zu stärken.
          1998 fusionierten die Autobauer mit der Chrysler Corporation zur DaimlerChrysler Aktien-Gesellschaft, welche 2007 wieder aufgelöst wurde. Auch andere strategische Allianzen, so beispielsweise Kooperationen mit Mitsubishi Motors und der Hyundai Motor Company, wurden wieder aufgehoben. Zu den wichtigsten Mitbewerbern zählen BMW und Audi.
(Fonte: Europas Erstes Finanzportal Boerse.de)

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