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5 de out. de 2011

Mondelez

          A Kraft Foods, empresa americana de alimentos, dona de marcas célebres como Oreo (vide origem da marca Oreo neste blog), Lacta, Trident e Club Social, apostou, em 2012, numa fórmula obscura para dar nome à divisão mundial de alimentos.
          Mondelez International, é uma expressão que pretende evocar a ideia de um "mundo delicioso". "Monde" vem do latim para "mundo", e "delez" lembra "delicioso", explica a Kraft. Mas o nome tem intrigado muitas pessoas, a ponto de especialistas afirmarem que "não funciona de jeito nenhum" como disse Cheryl Swanson, da Toniq, empresa de estratégia de marca com experiência em ajudar empresas a escolher nomes para suas marcas.
          A empresa pediu sugestões de nomes a funcionários em todo o mundo e recebeu 1.000 deles. Mondelez International foi inspirado por sugestões de dois empregados, um na Europa e outro nos Estados Unidos. A Kraft fez uma pesquisa extensa sobre o nome, com grupos de 28 idiomas.
          A diretora de Marketing da Kraft, Mary Beth West explicou que "é um trabalhão para uma única palavra capturar tudo o que a Kraft quer que a nova empresa represente, mas está animada com o nome Mondelez International, pois é interessante, original e capta uma grande ideia."
          A Kraft divide-se então em duas empresas distintas: uma com o negócio global de alimentos, de mais de US$ 30 bilhões, que engloba marcas como a Oreo, a Lacta (fabricante, por exemplo, das marcas Sonho de Valsa e Bis) e Trident (formando a nova empresa, a Mondelez), e outra que operará o negócio de quase US$ 20 bilhões de marcas tradicionais nos EUA (permanecendo com o nome Kraft), como os queijos Kraft, o café Maxwell House e os frios Oscar Mayer.
          Com essa divisão, o Brasil ganha relevância na estrutura global da Kraft, pois praticamente todos os produtos aqui fabricados estão na divisão que passa a integrar a Mondelez. Guloseimas como chocolate, biscoitos (Oreo, Trakinas), balas (Halls) e chicletes (Chiclets Adams) estão no portfólio. No país, a principal marca é a dos chocolates Lacta. Em 2011 o Brasil passou a deter a maior fábrica de chocolates da Kraft (agora Mondelez) do mundo, sediada em Curitiba, que nos últimos anos recebeu fortes investimentos.
          Foram incorporadas à divisão de guloseimas as marcas de suco Tang, e de gelatinas e fermentos Royal. Das duas marcas, só a Royal é brasileira e será absorvida pela Mondelez no Brasil. A marca Tang é global e a matriz decidiu deixá-la dentro da Mondelez. Uma das marcas globais de chocolate da Mondelez é a Milka.
          Em 2008, portanto, antes da cisão que gerou a Mondelez, a Kraft Foods Lacta e a BRF criaram uma joint venture (a K&S, de Kraft e Sadia) para fabricação, comercialização e distribuição de produtos de queijo e de produtos essencialmente  baseados em queijo, sob as marcas Philadelphia (licenciada pelo Grupo Kraft (agora Mondelez) à K&S) e Sadia (licenciada pela BRF à K&S). Mais tarde essa parceria foi desfeita e, no início de fevereiro de 2016, a superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou o fim da joint venture K&S. Com a operação, a Mondelez Brasil passou a ser a única responsável pelas atividades envolvendo a fabricação de cream cheese com a marca Philadelphia, adquirindo todos os ativos correspondentes antes detidos pela K&S; e a BRf continua exercendo as atividades de distribuição e venda de cream cheese com a marca Philadelphia.
          Em fevereiro de 2010, portanto, antes também da cisão que gerou a Mondelez, a Kraft Foods Inc. havia adquirido mundialmente a britânica Cadbury, líder mundial em confeitos e também responsável pela fabricação dos chocolates Dairy Milk. No Brasil, passam a integrar o portfólio da empresa (Mondelez) marcas famosas como Trident, Halls, Chiclets e Bubbaloo. A marca belVita também faz parte do portfólio. Para os produtos diet, a Mondelez mantém um(a) farmacêutico(a) responsável, com o respectivo CRF, junto ao Conselho Regional de Farmácia.
          Dentre outras unidades, a Modelez Brasil tem unidade fabril em Piracicaba, interior de São Paulo.
          A Mondelez International, empresa que herdou a operação mundial de doces, biscoitos e cafés da Kraft Foods, anunciou em 7 de maio de 2014 a união das suas operações de café com as da holandesa D.E Master Blenders 1753.
          A nova companhia, que terá faturamento anual de US$ 7 bilhões, vai se chamar Jacobs Douwe Egberts, e dará à Mondelez, no Brasil, acesso a marcas que estão entre as líderes do setor, como Café do Ponto, Pilão, Moka, Caboclo, Palheta e Damasco.
          Na operação, a Mondelez receberá US$ 5 bilhões e terá 49% de participação na nova empresa. A multinacional americana informou que planeja usar a maior parte desses recursos para expandir o programa de recompra de ações. Em 2013, a unidade de cafés da Mondelez faturou US$ 3,9 bilhões.
          Em março de 2015, o grupo brasileiro 3G Capital, dono da Heinz, compra a Kraft Foods (a parte cindida que permaneceu com esse nome), formando a Kraft Heinz.
          A Mondelez e o São Paulo F.C. fecharam acordo pela venda de naming rights do Morumbi nos próximos três anos. Assim, o tricolor paulista receberá R$ 30 milhões anuais, chegando a R$ 90 milhões ao todo. O anúncio foi feito em 26 de dezembro de 2023. Durante o período, o estádio será chamado de “MorumBis”, em alusão ao Bis, uma das marcas de chocolate mais famosas que pertence à Mondelez.
(Fonte: jornal Valor - 22.03.2012 / 07.05.2014 / 02.02.2016 / Estadão - 27.12.2023 - partes)

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