05/10/2011

Mondelez

     A Kraft Foods, empresa americana de alimentos, dona de marcas célebres como Oreo (vide origem da marca Oreo neste blog) e Lacta, apostou numa fórmula obscura para dar nome à divisão mundial de alimentos.
     Mondelez International, é uma expressão que pretende evocar a ideia de um "mundo delicioso". "Monde" vem do latim para "mundo", e "delez" lembra "delicioso", explica a Kraft. Mas o nome tem intrigado muitas pessoas, a ponto de especialistas afirmarem que "não funciona de jeito nenhum" como disse Cheryl Swanson, da Toniq, empresa de estratégia de marca com experiência em ajudar empresas a escolher nomes para suas marcas.
     A empresa pediu sugestões de nomes a funcionários em todo o mundo e recebeu 1.000 deles. Mondelez International foi inspirado por sugestões de dois empregados, um na Europa e outro nos Estados Unidos. A Kraft fez uma pesquisa extensa sobre o nome, com grupos de 28 idiomas.
     A diretora de Marketing da Kraft, Mary Beth West explicou que "é um trabalhão para uma única palavra capturar tudo o que a Kraft quer que a nova empresa represente, mas está animada com o nome Mondelez International, pois é interessante, original e capta uma grande ideia."
     A Kraft divide-se então em duas empresas distintas: uma com o negócio global de alimentos, de mais de US$ 30 bilhões, que engloba marcas como a Oreo, a Lacta e Trident, e outra que operará o negócio de quase US$ 20 bilhões de marcas tradicionais nos EUA, como os queijos Kraft, o café Maxwell House e os frios Oscar Mayer.
     Com essa divisão, o Brasil ganha relevância na estrutura global da Kraft, pois praticamente todos os produtos aqui fabricados estão na divisão que passa a integrar a Mondelez. Guloseimas como chocolate, biscoitos, balas e chicletes estão no portfólio. No país, a principal marca é a dos chocolates Lacta. Em 2011 o Brasil passou a deter a maior fábrica de chocolates da Kraft do mundo, sediada em Curitiba, que nos últimos anos recebeu fortes investimentos.
     Foram incorporadas à divisão de guloseimas as marcas de suco Tang, de gelatinas e fermentos Royal. Das duas marcas, só a Royal é brasileira e será absorvida pela Mondelez no Brasil. A marca Tang é global e a matriz decidiu deixá-la dentro da Mondelez.
     Uma das grandes aquisições recentes da Kraft Foods foi a britânica Cadbury.
(Fonte: Valor - 22.03.2012 - parte)

Nenhum comentário :

Postar um comentário