5 Oct 2011

OMO

     O famoso (e muito bem vendido) sabão da Unilever Omo tem seu nome formado pelas primeiras letras da expressão Old Mother Owl (velha mãe coruja). Esta marca global da multinacional anglo-holandesa, foi criada na Inglaterra na década de 1940 e em sua primeira embalagem vê-se estampada a frase: "Safe Whitener and Cleanser" (limpeza e clareamento seguros, numa tradução livre).
     Até os anos 1950, apenas uma minoria abria mão de lavar roupa com sabão em barra, produzidos com óleo e gordura vegetal e animal. Omo é a primeira marca de sabão em pó lançada no Brasil, em 1957. E para fazer a consumidora mudar de ideia, 300 demonstradoras de Omo percorreram centenas de cidades brasileiras com a missão de mostrar as vantagens do novo sabão fabricado com matérias-primas sintéticas. Era a operação "Tempestade na cidade".
     A empresa reunia os moradores em um cinema local e distribuía amostras grátis, depois de exibir o filme "Olhos Azuis". Para dar suporte aos comerciantes, Omo veiculava nas rádios spots que permaneciam no ar durante 15 dias. Mesmo assim, demorou uma década até desbancar o sabão em pedra Rinso, campeão de vendas, e assumir a liderança de mercado que mantém até hoje.
     O sabão Omo fatura 4 bilhões de dólares em mais de 70 países.
(Fonte: Folha Top of Mind 22.10.2001 / Exame 18.04.2012 - partes)

No comments :