Total de visualizações de página

4 de out. de 2011

Rolls-Royce

          A lendária marca de veículos Rolls-Royce tem (bem) mais de 100 anos de luxo e tecnologia. O encontro histórico entre o comerciante de carros Hon Charles Rolls e o engenheiro Henry Royce em 4 de maio de 1904, no Reino Unido, selou uma parceria que deu origem a veículos totalmente inovadores, característica mantida até hoje.
          O modelo de grande sucesso com a marca que uniu os sobrenomes de seus criadores foi produzido em 1906. Tinha 6 cilindros. Na época, o Silver Ghost (Fantasma de Prata) foi considerado "o melhor carro do mundo", condição que segundo amantes do automobilismo, acompanha o Rolls-Royce até hoje. A Bonhams, o mais antigo Rolls-Royce do mundo, de 1904, foi vendido em casa de leilão de Londres em novembro de 2007.
          O logo da Rolls Royce é autoexplicativo: os dois R representam as iniciais do nome da montadora.
          Royce, que morreu aos 70 anos, tinha como filosofia "construir sempre o melhor carro sem olhar os custos e vendê-lo a quem aprecia obras de arte e está disposto a pagar muito dinheiro por elas."
          No Brasil, um Rolls-Royce aberto, verdadeira relíquia de 1952, é usado pela Presidência da República em eventos especiais. O Rolls-Royce presidencial, carro utilizado na posse do presidente da República e durante o desfile de 7 de setembro, poderá ser conferido a partir de agora (04.05.2012) a cada sexta-feira, no Palácio do Planalto. O veículo ficará exposto das 16h30 às 17h30, quando ocorre o arriamento da bandeira nacional.
          O Rolls-Royce Silver Wraith (Espectro de Prata), teria sido doado por empresários do café ao ex-presidente Getúlio Vargas. Vargas foi o primeiro presidente a utilizá-lo, durante as festividades do Dia do Trabalho, em 01.05.1953, em Volta Redonda (RJ). Desde então, o Rolls-Royce passou a ser patrimônio da Presidência da República.
          Em 1973, a Rolls-Royce foi estatizada pelo governo britânico devido a uma grande crise financeira. Foi adquirida pela Vickers em 1980 e, posteriormente, foi vendida à Volkswagen em 1998. Também em 1998, a BMW adquiriu outra divisão da Rolls-Royce Limited e também o direito de fabricar a marca. Após longas negociações, a Volkswagen aceitou fabricar a marca somente até 2003, passando os direitos exclusivos à BMW. A BMW, por sua vez, cedeu a patente do motor V8 e a fábrica localizada em Crewe, onde a VW instalou uma fábrica da Bentley.
          Atualmente pertencente à montadora BMW, a marca segue sendo um ícone de luxo e produz um único modelo, o Phanton, que mede 5,8 metros, pesa 2,5 toneladas e custa US$ 300 mil. O modelo é montado na Inglaterra, por uma subsidiária do grupo, a Goodwood.
          A Rolls-Royce atua hoje nas áreas aeroespacial, marítima e energética. Sua área de engenharia, em abril de 2015, fechou seu maior contrato de todos os tempos, com a Emirates, no valor de 6,1 bilhões de libras para o fornecimento de 200 turbinas para 50 Airbus A380 "super-jumbos". Este acordo vem pouco depois de ter fechado outro pedido, com a Air China, no valor de 665 milhões de libras.
(Fonte: O Estado de S. Paulo - 31.03.2004  / revista Época - 10.12.2007 / jornal Folha de S. Paulo online - 05.05.2012 / Galvan Research - April 2015 / Wikipedia - partes)

Nenhum comentário: