Total de visualizações de página

3 de out. de 2011

Simca

          Em 1926, na França, Henry Théodore Pigozzi, empresário italiano residente há muitos anos naquele país, passou a representar a marca Fiat. Os veículos eram montados inicialmente só com componentes originais, mas aos poucos Pigozzi começou a nacionalizá-los, em razão dos constantes aumentos nos impostos alfandegários e atrasos nas importações.
          Em 1934 esse processo praticamente congestionou os negócios de Pigozzi, que consegue comprar uma fábrica debilitada de carros Donnet, em Nanterre. Contando com 1,3 mil máquinas, surge então a Simca - Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile.
          A Chrysler, em 1958, tinha 15% das ações da Simca, aumentando para 64% em 1963 até tornar-se Chrysler France, em 1970.
          A Abarth, marca que durante algum tempo foi associada na produção de carros desportivos e de competição com a Simca, aplicou sua magia ao Simca 1000, mas foram os três modelos Rallye, feitos pela própria Simca (1970), que substituíram os Renault e NSU no coração de entusiastas que procuravam pelas delícias de modelos de tração traseira. Ainda que fosse aerodinamicamente prejudicado, o 1000 era a base ideal para um sedã de alto desempenho para compradores com pouca grana. As primeiras duas edições do Rallye eram hot rods de produção em série, mas o Rallye 3 foi um carro de corrida com unidades vendidas para uso nas ruas por questões de homologação. Todos os três ainda são usados bastante em subidas de montanha.
          Saltando de continente, no início de 1959 a Simca do Brasil iniciou a fabricação do Chambord, ainda com muitos componentes importados. Outros modelos foram surgindo como Presidence, Jangada. Após a Chrysler ter assumido a fábrica brasileira os modelos receberam o nome de Regente, Esplanada e o GTX. A produção desses carros foi reduzida aos poucos para que o Dodge Dart ocupasse o lugar (1970).
          Em 1979, a Simca foi comprada pela PSA Peugeot-Citroën. Foi quando a marca morreu, dando lugar à Talbot.
          Curiosidades: O Simca Chambord, com a pintura da Polícia Rodoviária, era o carro da personagem "Vigilante Rodoviário", seriado nacional de grande sucesso nos anos 60. O mesmo veículo foi tema de uma música do grupo "Camisa de Vênus", chamada "Simca Chambord" e gravada no disco "Correndo o disco" em 1980.
(Fonte: jornal Gazeta Mercantil - Ricardo Bock - Eng. Automobilístico e prof. FEI-SP / Autocar - msn - 20.02.2019 - partes)

Nenhum comentário: