Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Stora Enso

Stora
           A empresa sueca de mineração de cobre Stora Kopparberg ("grande montanha de cobre") em Falun recebeu uma carta do rei Magnus IV da Suécia em 1347, embora a primeira participação na empresa (concedendo ao bispo de Västerås 12,5% de propriedade) data de 1288. Alguns afirmam que esta é a corporação ou sociedade de responsabilidade limitada mais antiga existente no mundo.
           A Stora Kopparbergs Bergslags AB foi incorporada como uma empresa acionista moderna em 1862. Perto do final do século 19, diversificou da mineração de cobre e entrou na produção de celulose e papel. Em 1984, encurtou seu nome para Stora AB. A mina de cobre fechou em 1992. Em 1998, fundiu-se com a Enso para formar a Stora Enso.
           Em 1997, um ano antes da fusão, a Stora tinha 20.400 funcionários e um faturamento de 44,5 bilhões de coroas suecas. A empresa possuía 2,3 milhões de hectares de floresta, dos quais 1,6 milhão de hectares (uma área maior que Connecticut) na Suécia e o restante no Canadá, Portugal e Brasil. Produziu também 7,5 TWh de energia maioritariamente hidroeléctrica.

Enso
           A Enso-Gutzeit Oy foi fundada no século 19 na Noruega como W. Gutzeit & Co. por Wilhelm Gutzeit, meio-irmão do industrial Benjamin Wegner. Seu filho Hans Gutzeit mudou a empresa para a Finlândia, onde se tornou a maior empresa florestal do país.
           Enso-Gutzeit Osakeyhtiö comprou as indústrias florestais de A. Ahlström Osakeyhtiö em Varkaus em dezembro de 1986. Em 1995, foi tomada a decisão de fundir duas gigantes florestais estatais. A fusão se concretizou no ano seguinte, quando a Enso-Gutzeit Oy e a Veitsiluoto Oy, com sede no norte da Finlândia, formaram a Enso Oy.

Stora Enso
          A Stora Enso, fabricante sueco-finlandesa de papel e celulose, é um ícone da economia nórdica. Fundada em 1288, é a sociedade anônima mais antiga do mundo. Depois destes mais de sete séculos, a Stora Enso está transferindo um centro de decisão para fora da região de origem. Em 2012, o comando de sua divisão de celulose, deixa Helsinque, capital da Finlândia, para se instalar em São Paulo. O grupo ainda tem 70% dos ativos na Europa, mas vê seu crescimento futuro em outras regiões do mundo
           A Stora Enso foi formada pela fusão da empresa sueca de produtos florestais e de mineração Stora e da empresa finlandesa de produtos florestais Enso-Gutzeit Oy em 1998. Em consonância com isso, a Stora Enso expandiu suas operações adquirindo empresas de produtos de madeira e comprando empresas de comércio de papel na Europa. Em 2000, a empresa comprou a Consolidated Papers na América do Norte. A Stora Enso também expandiu lentamente suas operações na América do Sul, Ásia e Rússia.
           Em 2000, a empresa adquiriu a norte-americana Consolidated Paper. No mesmo ano, a Stora Enso e a AssiDomän formaram uma empresa conjunta, a Billerud AB, para produzir papel para embalagens.
           Na América do Sul, a Veracel é uma joint venture da Stora Enso e da Aracruz no Brasil.
           Nos últimos anos, a empresa passou por uma forte reestruturação. As operações norte-americanas foram alienadas em 2007 para a NewPage Corporation. A Stora Enso vendeu e fechou algumas de suas fábricas na Finlândia, Suécia e Alemanha.
          Em dezembro de 2015, a Stora Enso vendeu para a chilena Papeles Bio Bio a totalidade da sua participação de 80% na fábrica de papel para revista de Arapoti, no Paraná (antiga Inpacel). O desinvestimento em ações será próximo de 21 milhões de euros. Com a transação, a Stora Enso reconheceu uma baixa contábil não recorrente de 27 milhões de euros nos resultados. A venda reduziu a dívida líquida da empresa em aproximadamente 18 milhões de euros. Com base nos valores de 2015, a venda diminuiu o faturamento da Stora Enso em aproximadamente 100 milhões de euros.
(Fonte: Wikipédia - 11.03.2012 / Exame 07.03.2012 / Valor - 31.12.2015 - partes)

Nenhum comentário: