Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Victorinox

     Quando o visitante chega ao vilarejo de Ibach-Schwyz, na região que deu origem à Suíça, entre montanhas e um belo lago, é difícil ignorar a marca Victorinox. Seu imenso cartaz com o famoso canivete do exército suíço é visto de longe, sinalizando o local de produção deste símbolo helvético reconhecido globalmente.
     Victorinox é uma empresa familiar fundada em 1884, que sofreu sua mais forte turbulência após os atentados de setembro de 2001 em Nova York. Da noite para o dia perdeu 30% do faturamento, ao não poder mais vender seus famosos canivetes em aeroportos e aviões em volta do mundo, no rastro de medidas de segurança aérea.
     Para salvar a empresa, a família proprietária teve de acelerar a expansão internacional e diversificar a produção. De líder mundial de canivetes multifuncionais, além de cutelaria, passou a produzir também relógios, perfumes, malas e roupa. E começou a abrir lojas próprias: hoje são mais de 65.
     Mas o negócio original de canivetes representa hoje 40% do faturamento. Os relógios geram 20% da receita, a cutelaria e malas 15% cada, e os produtos de moda e perfumes 5% cada.
     O nome Victorinox é ligado ao legendário "canivete do exército suíço". Até o fim do século XIX, o exército helvético não tinha a tradição de cutelaria, ao contrário da Alemanha, França ou Espanha. Em 1889, o Exército suíço passou a usar um novo fuzil cuja manutenção necessitava de uma chave de fenda. Foi isso que deu origem ao canivete do soldado helvético.
     A primeira entrega ao exército suíço foi feita em 1891 por uma cooperativa de cutelaria. Mas o preço era alto em comparação ao canivete mais barato da vizinha Alemanha. Sobrou apenas um produtor, Karl Elsener, com sua pequena fábrica em Ibach. Ele tinha perdido todo o seu dinheiro na operação. Alguns parentes o ajudaram a obter prazo junto aos credores para evitar a falência. O que salvou foi criar um canivete mais leve e elegante, com várias funções. O equipamento dos oficiais incluía até um saca-rolha para abrir a garrafa de vinho - algo que o canivete dos soldados não tinha.
     Quando sua mãe morreu, Elsener, o fundador, deu o nome de Victoria à empresa. Pouco depois, quando surgiu o aço "inox", ele juntou os dois nomes, criando a Victorinox.
(Fonte: jornal Valor - 29.08.2013)

Nenhum comentário: