Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Vilma Alimentos

          Massa para macarrão é o negócio da família de Patrícia Macedo Costa há quase um século. Foram as receitas de sua bisavó, uma italiana chamada Josefina, que deram início à empresa que hoje é líder em seu setor em Minas Gerais. Com sede em Contagem, na Grande Belo Horizonte, a Vilma (cuja razão social é: Domingos Costa Indústrias de Alimentos S.A., o nome do fundador) atua principalmente na produção de farinha para padarias e uso doméstico, massas em geral, refrescos, temperos e mistura para bolos e outras sobremesas.
          A primeira fábrica de massas foi fundada em 1925 pelo casal Domingos e Josefina em Belo Horizonte. O nome Vilma foi dado em homenagem a uma de suas filhas. A empresa (fundada em 1940) tem massas com a marca Giuseppina - uma homenagem ao nome original da matriarca fundadora da empresa.
          A terceira geração foi representada por Domingos Costa Neto, nascido em 1954, que recebeu o comando do pai, no início dos anos 1990. Sua prioridade foi transformar a empresa em uma forte competidora nas indústrias de massas. Uma de suas medidas tomadas foi trocar todo o maquinário por peças Bühler, marca alemã considerada a Mercedes-Benz dos equipamentos da indústria alimentícia. O salto na capacidade produtiva e a redução do índice de perda de farinha de trigo foi de grande relevância.
          Patrícia, que conhece muito bem a empresa, assumiu a presidência depois da morte de seu pai em um acidente de avião. É representante da quarta geração da família na empresa.
          A Vilma Alimentos tem mais de 1.000 produtos. Atende a 20 mil pontos de venda no país e suas vendas hoje se concentram em Minas Gerais e também no Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro, onde mantém filiais de distribuição. Seus produtos chegam, em menor escala, a São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e até no Amazonas, entre outros estados, com a marca Vilma ou sob a marca de terceiros.
          A marca Vilma atua também no segmento de biscoitos, que são produzidos pela Indústria e Comércio José de Paula S.A. em Juiz de Fora (MG).
(Fonte: jornal Valor - jornalista: Marcos de Moura e Souza - 06.11.2012 - parte)

Nenhum comentário: