Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

BVRJ

          A BVRJ - Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi a primeira bolsa a ser fundada no Brasil. Antes do início formal de suas operações, em 1845, os negócios – com produtos como fretes de navio e mercadorias de importação e exportação – eram realizados em uma espécie de pregão ao ar livre e os corretores eram chamados zangões. A atividade ganhou grande impulso a partir da vinda da família real para o Brasil, o que levou às primeiras tentativas de organização do mercado. Surgiu aí o conceito de Praça de Comércio, algo bem parecido com a noção de pregão organizado.
          Praticamente todos os grandes momentos econômicos do país transitaram pela Bolsa do Rio, desde o Encilhamento – primeira grande febre especulativa, gerada a partir da decisão do governo republicano recém instalado em promover o crescimento econômico a partir da emissão de moeda – até os leilões de privatização das grandes empresas estatais que marcaram a guinada da economia brasileira em direção à retirada de grandes setores do controle do Estado, isto a partir da adoção do Programa Nacional de Desestatização, em 1991.
          O especulador Naji Nahas foi um dos que mais contribuíram para criar a imagem de que a bolsa é um grande cassino. Em 1989, ele levou a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro à bancarrota apostando em operações sem lastro. Em 9 de junho, a bolsa de valores do Rio de Janeiro quebrou em meio a uma crise deflagrada por cheques sem fundo no valor de dezenas de milhões de Nahas, que foram emitidos para cobrir operações no mercado acionário. O "crash" de 1989, marcou o início do declínio do pregão carioca, incorporado pela Bovespa, atual B3, em 2002
          Com a evolução do mercado acionário, acordos de integração, a partir de 2000, transferiram a negociação de ações no País para a Bolsa de Valores de São Paulo. Em 2002, a Bolsa de Mercadorias & Futuros adquiriu os títulos patrimoniais da BVRJ, passando a deter os direitos de administração e operacionalização do sistema de negociação de Títulos Públicos, o Sisbex.
(Fonte: Site BM&F Bovespa - parte)

Nenhum comentário: