Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Tia Augusta

     Foi da viagem de lua de mel de Augusta e Fortunato à Disneylândia, em 1965, que surgiu a ideia de levar grupos para o parque americano em Orlando. No começo foi só pelo desejo de custear outras viagens. Durante quase dez anos o casal montou grupos, e em troca recebia outra viagem das agências.
     Em 1973, Augusta e Fortunato sentiram a necessidade de profissionalizar a atividade e abriram uma empresa, a Tia Augusta. A partir de então, os grupos eram acompanhados por médicos, guias e tesoureiros.
     Em 1984, Tia Augusta foi contratada pela agência de turismo da Vovó Stella Barros, a primeira a criar pacotes para crianças desacompanhadas para a Disney, em 1957. O casal foi especialmente contratado para cuidar dos roteiros e pacotes para o parque. Na nova situação, puderam padronizar o atendimento. Criaram cursos de aprimoramento e treinamento de guias, que deveriam seguir um manual.
     Tia Augusta e Tio Fortunato saíram da Stella Barros em 1992 e se ligaram à operadora de turismo Turávia, de onde surgiu a Tia Augusta Turismo. A nova agência ampliou os pacotes, além de viagens à Disney,
     Stella Barros, Augusta e Fortunato faziam a ponte entre o exterior desconhecido dos brasileiros e a fascinação de conhecer o maravilhoso mundo de Walt Disney. Não é à toa que usaram os epítetos, vovó, tia e tio. Stella Barros morreu em 2004, um ano depois da falência de sua empresa.
     Tia Augusta passou a enfrentar problemas dede 2008, que se agravaram em 2012 com a alta do dólar. As vendas da agência caíram 50% em 2012 e levaram a empresa a entrar em recuperação judicial no mês de outubro daquele ano. A companhia mantinha uma dependência total do segmento de viagens internacionais: todas as suas vendas eram de pacotes para o exterior e 90% deles para Orlando.
     Fontes do mercado de turismo dizem que a Tia Augusta teve sua crise agravada após a morte da adolescente Jacqueline Ruas, de 15 anos, em 2009, durante uma viagem organizada pela companhia. A empresa teria perdido clientes após o incidente.
     A agência de viagens Tia Augusta suspende suas atividades em 4 de dezembro de 2012.
(Fonte: jornal O Estado de S.Paulo - 05.12.2012)

Nenhum comentário: