Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Hollister (marca da Abercrombie & Fitch - A&F)

          A marca que leva o nome da companhia, Abercrombie & Fitch (A&F), é de 1892. Mas quando o atual presidente, Michael (Mike) Jeffries, criou a marca Hollister, em 2000, inventou uma história para lá de rebuscada. A lenda diz que a Hollister teria sido criada em 1922 pelo americano John Hollister.
          Filho de banqueiro, ele teria se formado na Universidade Yale, trabalhado numa plantação de borracha na Indonésia e teria se casado com uma jovem local. No caminho de volta para casa, teria se encantado com o trabalho dos artesãos das ilhas do sul do Pacífico, quando então teria resolvido criar uma galeria chamada Hollister para vender essas obras. Teria cabido ao filho, John Jr., um dos maiores surfistas de sua geração, transformar a galeria do pai em loja de roupas inspiradas no surfe.              Pena que esta história (da origem da marca Hollister) não tem nada de verdade. Pura invenção.
(Fonte: revista Exame - 29.10.2014 - parte)

Abercrombie & Fitch (A&F)
          A rede nasceu em 1892, como uma pequena loja de armas de caça no estado de Ohio - daí a escolha do Alce como símbolo da marca. Entre seus clientes estiveram os presidentes Theodore Roosevelt e Gerald Ford e o escritor Ernest Hemingway.
          A proliferação de grandes redes de artigos esportivos aliada à expansão da classe média entre as décadas de 1950 e 1960 fez com que a marca, considerada aristocrática, perdesse espaço. Os negócios decaíram, até que, em 1977, a Abercrombie & Fitch estava falida. A ressurreição aconteceria anos mais tarde como braço de uma rede de varejo - mas sem nenhum vestígio do charme do passado.
          No final dos anos 1980, a Abercrombie (ou o que havia restado dela) foi adquirida pelo fundo The Limited por 50 milhões de dólares. Com uma gestão profissionalizada e a abertura de capital na bolsa em 1996, a empresa começou a recuperar parte de seu prestígio. Em apenas dez anos, a Abercrombie quintuplicou de tamanho, chegando a mais de 1000 lojas, praticamente ressurgindo das cinzas.
          Mas foi somente com a chegada de Michael (Mike) Jeffries ao posto de presidente do conselho, em novembro de 1996, que a Abercrombie & Fitch começou a ganhar os contornos que tem hoje. Assim que assumiu, Jeffries mudou radicalmente o estilo de roupas vendido na rede - de peças esportivas a produtos mais jovens e "descolados", como jeans surrados e camisetas básicas. As lojas da Abercrombie reproduzem o clima de festas rave, com luzes piscantes, som no último volume e recepcionistas musculosos com torso desnudo. O fenômeno em torno da marca extrapolou o mundo físico.
          Considerando dados de outubro de 2010, a página da Abercrombie no Facebook conta com 2 milhões de fãs - dez vezes mais que a Sears e o dobro da Ralph Lauren. As roupas da grife são usadas por celebridades como Jennifer Aniston e o ator Zac Efron, protagonista da série High School Musical e ídolo teen.
(Finte: revista Exame - 06.10.2010)

Nenhum comentário: