Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

JAB (Joh A. Benckiser) / JDE (Jacobs Douwe Egberts)

          JAB (Joh A. Benckiser) é uma holding alemã que possui tentáculos em diferentes setores: higiene e limpeza (Reckitt Benckiser); cosméticos (Coty, vide origem da marca Coty neste blog) e marcas de luxo como Jimmy Choo e Bally.
          O grupo JAB atua também no setor de café: adquiriu duas grandes marcas de café nos Estados Unidos, dirigidas ao segmento de serviços de alimentação: Peet's and Caribou. E, em 2013, sua coligada Oak Leaf adquiriu a Master Blenders, que havia adquirido os negócios da Sara Lee nos Estados Unidos em 2012.
          Em maio de 2014, a holandesa D.E Master Blenders 1753 se fundiu com a área de café da americana Mondelez, resultando na JDE - Jocobs Douwe Egberts. A JAB Holding Company é controladora da JDE, que atua no segmento do café e chás e tem sede na Holanda, com atuação em mais de 100 países pela Europa, América Latina e Austrália.
          Em 2016, a JAB Holding comprou o Café Seleto.
          Em 23 de janeiro de 2017, a Jacobs Douwe Egberts (JDE), anunciou a adquisição no Brasil do portfólio de marcas locais da Companhia Cacique, entre elas Pelé, Graníssimo e Tropical. Essa aquisição complementará o portfólio da JDE Brasil e fortalecerá a sua liderança em regiões estratégicas no país. Segundo a companhia, em comunicado, a iniciativa representa "um importante passo à medida que continua a trabalhar para atender às preferências e aos gostos dos consumidores brasileiros e atuar de acordo com a sua crença de que "todos merecem ter o café que amam".
          A Cia. Cacique é a maior exportadora brasileira de café solúvel, com mais de 50 anos de experiência e conhecimento no segmento de café. Seus produtos são hoje exportados para mais de 70 países nos 5 continentes. A partir desta transação a Cacique poderá concentrar seus esforços em seu principal negócio, o café solúvel, que não entrou no negócio com a JDE.
          No Brasil, a JDE possui unidades torrefadoras em Jundiaí (SP), Piumhi (MG) e Salvador. Opera com as razões sociais JDE Jacobs Douwe Egberts BR Comercialização de Cafés Ltda. e Foods Indústria e Comércio Ltda. É dona também da marca Café Caboclo.
          Sob o guarda-chuva da JDE está também o café Damasco, cujo café solúvel é fabricado em Viana (ES), pela Realcafé Solúvel do Brasil S.A. A marca de cápsulas Espresso L'OR pertence também à JDE.
          O conjunto de marcas no portfólio forma uma lista invejável: Do Ponto, Pilão, L'OR, Caboclo, Pelé, Damasco, Seleto, entre outras.
(Fonte: jornal Valor online - 18.11.2014 / 05.04.2017 / Jornal do Comércio (RS) - 23.01.2017 - partes)

Nenhum comentário: