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5 de out. de 2011

Magazine Luiza (Magalu)

          A história do Magazine Luiza começou em 1957, como uma pequena loja de presentes chamada A Cristaleira, em Franca, no interior paulista. Os fundadores, o casal Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato (1924-2018). Nascido em São Carlos, no interior de São Paulo, Donato, que tinha o carinhoso apelido de Pelé, iniciou sua vida profissional como caixeiro-viajante e investiu todas as suas economias no novo negócio.
          Os dois eram tios de Luiza Helena Trajano, a grande mentora do Magazine Luiza, que turbinou os negócios da empresa e hoje está no conselho de administração. O cetro foi passado de Luiza, fundadora, para Luiza, a sobrinha, em 1991, quando a tia viu na sobrinha a capacidade de fazer crescer a pequena rede regional.
          Hoje capitaneada por Frederico Trajano, o Fred, filho de Luiza Helena, como CEO, a rede possui 780 lojas. Fred está incumbido de alicerçar a empresa com grande ênfase para o comércio online. Histórico para isto a empresa tem. O Magazine Luiza encabeçou muitas inovações do setor no Brasil. Em 1992 já possuía lojas eletrônicas, precursoras das vendas online. Já era possível comprar qualquer produto da rede por meio de terminais multimídia. No final de 1993, das 49 lojas da rede, 12 já eram eletrônicas.
          Listada na Bolsa de Valores de São Paulo desde maio de 2011, lá pelos idos de 1996, quando então vendia 340 milhões de dólares ao ano, a empresa já recebia analistas de mercado com o objetivo de preparar a companhia para a abertura de capital.
          O Magazine Luiza fez várias aquisições que ajudaram a alavancar seu crescimento. A Lojas Maia, uma das principais redes de varejo de eletrodomésticos do Nordeste, e o Baú da Felicidade, do Grupo Silvio Santos (em 2011, após o estouro do banco Panamericano), são dois bons exemplos.
          O ano que marcou a criação do e-commerce da marca foi 1999. Frederico começou do zero um departamento de vendas pela internet, que no início de 2016, respondia por 22% das vendas. Assim, ele conquistou legitimidade - o que, segundo os especialistas, é essencial para que uma sucessão seja bem-sucedida. Em 2011 é criado o "Magazine Você", plataforma de "social commerce" por meio da qual clientes se tornam vendedores online dos produto da rede. Em 2014 é criado o Luizalabs, laboratório de inovação voltado à criação de novos produtos e serviços para o varejo online. Em 2015, com uma nova versão do app da rede, 1 milhão de clientes compram por meio da ferramenta.
          A sede da empresa está hoje estabelecida às margens do rio Tietê (na marginal Tietê), na capital paulista, na Vila Guilherme, zona norte da cidade. Com dados do início de 2014, alguns números apresentados mostram a força da empresa de varejo: 24 mil funcionários, 474 mil m2 de área de vendas que geram faturamento anual em torno de R$ 10 bilhões. As lojas, espalhadas por 16 estados, somam 745 (780 no início de 2016) e, além da presença física, ainda conta com o e-commerce integrado ao negócio principal.
          A crise que assola o país faz o desempenho do comércio de móveis e eletrodomésticos, uma das bases do Magazine, viver momentos muito ruins. Seus pares Casas Bahia e Ponto Frio, que juntas formam a Via Varejo, estão em condições semelhantes. Para atacar os problemas de curto e médio prazos, Frederico Trajano contratou duas consultorias - a Galeazzi e a McKinsey - para ajudá-lo a tornar a empresa mais enxuta e eficiente. A primeira procura oportunidades de redução de custo. A segunda tem como tarefa encontrar formas para alavancar as receitas.
          Em 2017, o Magazine Luiza teve receita líquida de R$ 12 bilhões.
          Em 14 de dezembro de 2018, a Magazine Luiza anunciou a compra da startup mineira Softbox, especializada em soluções para empresas de varejo e indústria de bens de consumo que desejam fazer vendas digitais a consumidor final. Com a aquisição, a Magazine Luiza amplia movimento para se tornar uma plataforma digital presente desde a venda online até a entrega ao cliente final. O valor do negócio não foi informado. A Softbox tem 256 funcionários.
          Em 29 de abril de 2019 o Magazine Luiza fechou acordo para aquisição de 100% das ações da Netshoes por 62 milhões de dólares. O preço por ação é de 2 dólares. No mercado, a ação era vendida por 2,65 dólares. A loja online de calçados e materiais esportivos se tornará uma subsidiária da companhia e os atuais acionistas receberão o valor de suas ações exclusivamente em dinheiro. A operação ainda precisa ser aprovada pelos acionistas da Netshoes em assembleia geral, como manda a legislação das Ilhas Cayman.
          Contudo, poucos dias depois, a Centauro entrou na disputa.
          Em 14 de junho de 2019, com reviravoltas comparáveis a final de novela, acabou a disputa entre Magazine Luiza e Centauro pela compra da Netshoes. Quem levou a empresa foi o Magazine, cuja proposta de compra foi aprovada por 90,32% dos acionistas da Netshoes em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nessa data na capital paulista. A Magalu adquirirá a integralidade das ações de emissão da Netshoes pelo preço de US$ 3,70 por ação, totalizando aproximadamente US$ 115 milhões. A operação será concluída até o dia 19 de junho. O valor é 85% maior que o oferecido inicialmente pela varejista.
          Além da Netshoes, a Magalu expandiu a linha de produtos vendidos com a aquisição da Zattini e trouxe lojas tradicionais como Pernambucanas e Hering para vender em seu marketplace virtual. Além disso, pode obter receitas de meios de pagamento tal como uma fintech.
          Em comunicado ao mercado em 2 de maio de 2019, o Magazine Luiza informou que assinou memorando de entendimento com a Sociedade Comercial Irmãs Claudino S.A. (SOCIC), que administra a rede Armazém Paraíba, para adquirir o direito de explorar 48 pontos comerciais no Pará e Maranhão por R$ 44 milhões. "Essa operação marcará a entrada do Magalu na região Norte do país, com a abertura de lojas no estado do Pará, além de reforçar sua presença no estado do Maranhão", disse a varejista, acrescentando que, depois das inaugurações, o Magazine passará a ter presença em 17 Estados, com mais de 1 mil pontos físicos.
          Em setembro de 2019, o Magazine Luiza entra no estado do Pará com a inauguração de 19 lojas em 14 cidades. Atendendo a pedido do governo do Pará para doação de equipamento para ajudar no monitoramento de queimadas e de cortes de árvores ilegais, a companhia entrega ao estado quatro picapes, dois drones, seis aparelhos de localização por GPS, seis impressoras e seis tablets.
         Foram inaugurados em 17 de dezembro de 2019, os primeiros quiosques do Magazine Luiza dentro das lojas da Marisa na modalidade store in store – ou seja, quando um ponto de venda ganha espaço em outro ponto de venda. O início da parceria entre as duas varejistas acontece na cidade de São Paulo nas unidades da Marisa da Avenida Paulista, Teodoro Sampaio (Pinheiros) e Shopping Andorinha (Horto Florestal); e em cidades da região metropolitana (Osasco e Itapevi). O plano dos dois players seria lançar, até maio de 2020 (para captar o consumo do Dia das Mães), outras 295 unidades em todo o país, que terão o foco na venda de eletrônicos, acessórios e dispositivos de casa conectada, como o Google Nest, caixa de som inteligente do Google. A parceria entre as duas varejistas marca o início da comercialização de produtos eletrônicos na rede Marisa, especializada em moda feminina. A gestão das unidades, assim como toda estratégia comercial, financiamento e faturamento ficará sob responsabilidade do Magalu.
          Em 30 de janeiro de 2020, o Magalu concluiu a compra do site de livros Estante Virtual, que pertencia à Livraria Cultura e é conhecido sobretudo no segmento de livros usados. O negócio custou 31,1 milhões de reais e foi fechado em um leilão feito em São Paulo, como parte do plano de recuperação judicial da Cultura.
          Em 31 de julho de 2020, o Magazine Luiza divulga a compra Hubsales, uma Startup que vende serviços como logística, entrega e estocagem para confecções e fabricantes de calçados.
          No início de setembro de 2020, o Magazine Luiza concluiu a aquisição do AiQFome, um aplicativo de delivery de alimentação, com sede em Maringá (PR). A empresa informou que a plataforma é uma das “maiores do Brasil”, presente em 21 Estados, com 2 milhões de usuários em 350 cidades e 17 mil restaurantes parceiros. A empresa ainda não opera a logística das entregas, mas com a compra pelo Magalu, os testes para o início do processo começam ainda em setembro.
          Em 15 de outubro de 2020, o Magazine Luiza anunciou a aquisição da ComSchool, plataforma que oferece cursos voltados para e-commerce e performance digital. A ComSchool oferece mais de 200 cursos nas áreas de marketing digital, e-commerce, redes sociais e comportamentos na era digital, podendo ser realizados na modalidade online, com aulas ao vivo ou presenciais, em São Paulo e em mais sete cidades do País.
          Em 20 de dezembro de 2020, a varejista Magazine Luiza firmou um acordo para a compra da empresa de pagamentos Hub por R$ 290 milhões. Criada por Carlos Wizard, a Hub começou a operar em 2012 e, desde julho de 2020, tem a autorização do Banco Central para atuar como instituição de pagamento, nas modalidades emissor de moeda eletrônica e credenciador. A empresa oferece hoje conta digital e cartão pré-pago aos seus clientes e também atua como “banking as a service”, ou seja, monta um banco para outras empresas. A compra será feita por meio da Magalu Pagamentos e deve ser submetida à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pelo Banco Central do Brasil. Após a conclusão da aquisição, a Magalu espera que os clientes da conta digital Magalu Pay possam realizar compras, depósitos, transferências, pagamentos, saques e serviços como recargas de celular e vale-transporte. Além disso, diz a empresa, eles terão um cartão pré-pago que reflete o saldo da conta digital, permitindo transações no mundo físico.
          Em 14 de abril de 2021, a Magalu comunicou que fechou acordo para aquisição da plataforma multimídia Jovem Nerd, voltada para o público nerd e geek do país. A companhia não divulgou o valor do negócio. Fundada em 2002, a plataforma tem mais de 5,5 milhões de inscritos em seus canais no Youtube e cerca de 3 milhões de seguidores no Twitter e mais de 1,3 milhão no Instagram. De acordo com a Magazine Luiza, o conteúdo produzido pelo Jovem Nerd continuará sendo disponibilizado nos canais atuais e a liberdade editorial será mantida. O conteúdo será integrado ao SuperApp do Magalu.
          Na noite do dia 21 de junho de 2021, o Magazine Luiza anunciou que concluiu a aquisição da Plus Delivery, uma das líderes em entrega de comida no Espírito Santo e que atua em mais de 30 cidades no Brasil. O valor da transação não foi divulgado. Informou que começa a entregar produtos comprados em sua plataforma on-line no prazo de até uma hora após o pedido em onze cidades, incluindo São Paulo. Outros dez municípios estão em teste piloto para integrar essa lista. Setenta e cinco lojas funcionarão como centro de estocagem de mercadorias para essas entregas, que podem ser feitas por motos e carros de passeio.
          Na manhã do dia 15 de julho de 2021, o Magazine Luiza anunciou a compra da empresa de comércio eletrônico Kabum! (KaBuM!) pelo valor de R$ 1 bilhão à vista mais a incorporação das ações da Kabum pela Magalu, a emissão de 75 milhões de novas ações da Magalu e um bônus de subscrição de 50 milhões de ações, para exercício em 31 de janeiro de 2024, condicionado ao cumprimento de metas. Fundada em 2003, a Kabum! foi uma das empresas pioneiras no comércio eletrônico brasileiro e é referência em tecnologia e games, com mais de 2 milhões de clientes ativos. A empresa também é responsável pela criação de uma das maiores equipes de League of Legends do Brasil, a Kabum Esportes.
          Considerando dados de junho de 2022, a Magazine Luiza conta com mais de 1.429 lojas físicas, em 820 cidades, de 21 estados.
          Em 23 de outubro de 2023, a Magalu anuncia a venda de criptomoedas em seu aplicativo. Os clientes da empresa já podem realizar transações com as principais moedas digitais do mercado — Ethereum, Bitcoin e USDC. Para viabilizar as operações, o Mercado Bitcoin, plataforma de ativos digitais, foi integrado ao aplicativo da rede de varejo. De acordo com a Magalu, a compra ou venda poderá ser feita com apenas alguns cliques na área de criptoativos, na aba "MagaluPay".
          Em 13 de novembro de 2023, o Magazine Luiza informa que foram identificadas incorreções em lançamentos contábeis de bonificações a fornecedores, o que levou a reapresentação de demonstrações financeiras da companhia, conforme fato relevante. A empresa infirmou que as incorreções em lançamentos contábeis foram identificadas no âmbito de apurações internas, junto a TozziniFreire Advogados e à PwC, após denúncia anônima mais ampla, e que não se confirmou, em março de 2023. As incorreções decorrem das chamadas notas de débito -- documento utilizado para o reconhecimento contábil das receitas de bonificações a fornecedores. A empresa disse que algumas notas de débitos foram emitidas pela companhia e assinadas por fornecedores "sem observar com precisão as obrigações de desempenho -- as quais variam de acordo com as especificidades de cada negociação -- em momento específico no tempo."
          Em meados de dezembro de 2023, o Magazine Luiza anunciou oficialmente o lançamento da Magalu Cloud, serviço de nuvem voltado para o mercado nacional. Segundo a empresa, 30% da infraestrutura da empresa já roda em sua própria nuvem. Os valores a serem cobrados pelos serviços ainda não foram informados. Segundo a empresa, a nuvem será disponibilizada gradativamente aos clientes a partir de 2024. Por enquanto, interessados podem se inscrever em uma lista de espera.
          A fundadora do grupo de varejo Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, morreu em 12 de fevereiro de 2024, em Franca, São Paulo, aos 97 anos. Ela era tia da empresária e presidente do conselho de administração da rede de varejo, Luiza Helena Trajano.
(Fonte: revista Exame - 29.01.1997 / revista Brasileiros - abril 2014 / revista Época Negócios - fevereiro 2016 / revista Exame - 22.06.2016 / jornal Valor - 04.12.2018 / ÉpocaNegócios - 14.12.2018 / Exame - 29.04.2019 / O Globo - 02.05.2019 / IstoÉDinheiro - 14.06.2019 / Exame - 18.09.2019 / InfoMoney 17.12.2019 / Exame - 30.01.2020 / Valor - 31.07.2020 / ElevenFinancial - 16.10.2020 / Valor - 21.12.2020 DicadeHoje Research - 14.04.2021 / Valor - 22.06.2021 / 15.07.2021 /Época Negócios - 24.10.2023 / terra.com - 13.11.2023 / Época Negócios - 14.12.2023 - partes)

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