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6 de out. de 2011

Diners Club Card

           Foi um bom jantar aquele que o empresário Frank McNamara ofereceu para alguns executivos do mundo das finanças em fevereiro de 1950, em um caro restaurante em Nova York. É verdade que houve um acidente de percurso na hora de pagar a conta - Frank esquecera de levar dinheiro e talão de cheque - mas, não fosse isso, o cartão de crédito ainda levaria um certo tempo para nascer.
           É que Frank, numa conversa com o dono do restaurante, convenceu-o a pendurar a conta, para pagamento posterior. Ele apenas assinou a nota de despesa - e honrou o compromisso dias depois. "Sacou", do incidente, a ideia de que nunca mais seria necessário enfrentar a situação constrangedora. Nem ele, nem os portadores dos rudimentares cartões de papelão que nasceriam a partir de então, com o controle das despesas anotadas no verso.
           O cartão que substituía o dinheiro foi logo aceito em 27 restaurantes (daí a origem do nome, algo como "clube do jantar"). A data oficial do primeiro cartão de crédito - Diners Club Card - é 28 de fevereiro de 1950. Duas centenas de pessoas tiveram o seu, e a moda pegou. Ainda em 1950 foi criado o Bank Americard, que mais tarde se transformou no Visa. Em 1951, o número de portadores chegou a 40000, e movimentou coisa de US$ 1 milhão em 330 restaurantes, hotéis, boates e outros estabelecimentos. A partir de então, ganhou o mundo.
          McNamara não estava sozinho na empreitada. Matty Simmons e Ralph Schneider o auxiliaram.
Quando Simmons ouviu pela primeira vez sobre cartões de crédito multiuso em 1950, ele não ficou impressionado, mas ajudou a preparar o caminho para a indústria como a conhecemos hoje. Na época, McNamara, que teve a ideia, e Schneider, seu parceiro de negócios, estavam tentando persuadir Simmons a ingressar em sua nova empresa, Diners Club. O conceito de cartão de crédito não parecia muito útil para Simmons, que na época fazia relações públicas para restaurantes e casas noturnas.
Simmons acabou ingressando no Diners Club em tempo integral como vice-presidente executivo. Ele liderou vendas e marketing e editou e publicou a popular revista da empresa. Seus esforços contribuíram para o sucesso do Diners Club e abriram caminho para a indústria de cartões de crédito como a conhecemos hoje.
          Cacifado pelo espírito de confiança entre os fornecedores de bens e serviços e os usuários, o cartão de crédito evoluiu, sofisticou-se e ampliou enormemente sua participação no mercado.
(Fonte: revista Exame / The Christian Science Monitor - partes)

Um comentário:

Unknown disse...

Mui fascinante a história de como nasceu o cartão de crédito.