Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Khan Academy

     A plataforma de ensino virtual Khan Academy foi criada em 2006 (o site foi criado em 2008) pelo americano Salman Khan e conta com investimento da Fundação Bill e Melinda Gates. Tem 10 milhões de usuários no planeta. No Brasil, seus vídeos e testes online são traduzidos para o português pela Fundação Lemann, uma organização privada que também é responsável por treinar professores para usar a ferramenta e acompanhar resultado dos estudantes.
     Khan foi o melhor aluno de sua escola no ensino médio. É o professor mais popular do mundo por acaso. Depois de se formar em Harvard, ele diz que "se vendeu". Foi trabalhar como gestor em um fundo hedge de pequeno porte. Saiu de lá "com menos de 1 milhão de dólares" e tentou abrir um fundo próprio. Veio a crise financeira de 2008, e a ideia nem saiu do papel. Na época, Khan ajudava uma prima de 12 anos que tinha dificuldade em matemática. Ela estava em New Orleans, ele, em Boston. Chegou a criar um software de exercícios, mas depois descobriu que a melhor solução seria gravar vídeos e colocá-los no You-Tube, pois poderia ensinar uma vez e ser visto várias vezes. No começo, os alunos eram outros parentes. Em um mês, chegaram os primeiros e-mails de agradecimento de estranhos. Os vídeos começaram a ser vistos centenas, depois milhares de vezes. Com um emprego que achava chato, abandonou-o, em 2009, para se dedicar integralmente ao que chamou de Khan Academy.
     As aulas são curtas: têm entre 10 e  15 minutos, e os temas são sempre bem específicos. Estão todas no You-Tube, mas não apenas lá. Por intermédio de uma parceria com a ONG World Possible, que providencia servidores com aulas gratuitas em países pobres, as aulas da Khan Academy já foram levadas para Etiópia, Serra Leoa, Uganda, Nepal, Índia e Equador.
(Fonte: revista Exame 06.10.2010 / 04.03.2015)

Nenhum comentário: