Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Michelin

          A Michelin é uma das três maiores fabricantes de pneus do mundo, junto com a Bridgestone e a Goodyear. A Pirelli corre por fora. A companhia foi fundada em 1891 por André e Édouard Michelin na cidade francesa de Clermont-Ferrand, após terem inventado o pneu desmontável.
          Em 1900 André Michelin publicou o primeiro Guia Michelin, cujo objetivo era promover o turismo de carro, ajudando assim suas operações na fabricação de pneus.
          Isso possibilitou à empresa passar a ser mundialmente reconhecida pelos seus famosos mapas e guias turísticos e gastronômicos, além de contar com uma linha de produtos licenciados que ajuda a expandir a sua atuação muito além do mercado de pneus.
          A presença da Michelin no Brasil começa em 1927 na cidade de São Paulo.
          François Michelin, neto de um dos fundadores, assumiu o controle da companhia em 1955, e ajudou a transformá-la em uma das três maiores fabricantes de pneus do mundo.
          Em 1981, foi inaugurada a primeira fábrica da Michelin em território nacional, na cidade do Rio de Janeiro, para a produção de pneus para caminhões e ônibus.
          Em 1999, François Michelin deixou o grupo para abrir espaço para o filho Edouard, que em 2006 morreu em um acidente de barco que chocou a França. Famoso pela discrição que o eternizou na imprensa nacional como "o patrão mais secreto da França", François Michelin era capaz de, ao mesmo tempo, inspirar respeito e medo. Era admirado pelos empresários da indústria do país e liderou uma companhia muito associada à própria França.
          Falecido em 29 de abril de 2015, aos 88 anos, François Michelin foi um dos muitos membros da família a dirigir a companhia. Presidiu a famosa fábrica de pneus francesa por 47 anos, praticamente dedicando sua vida à empresa, até passar o comando para o filho Edouard.
          Jean-Dominique Senard, é o atual presidente da Michelin.
          No Brasil, a Michelan adquire a fabricante de pneus de bicicletas e motocicletas Levorin, em agosto de 2016.
          Hoje a empresa está presente no país com dois complexos industriais, que produzem, além dos pneus para ônibus e caminhões, pneus para carros de passeio, mineração e máquinas agrícolas, que abastecem o mercado mundial.
          A Michelin é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de pneus. Os pneus Michelin equipam bicicletas, motocicletas, automóveis, ônibus, caminhões, tratores, aviões e diversas outras máquinas.
(Fonte: msn - 29.04.2015 / revista Exame - 09.11.2016 / pneustore.com.br- partes)

Nenhum comentário: