Total de visualizações de página

4 de out. de 2011

SBT

     Você pode até não se lembrar, mas diversas personalidades importantes da TV brasileira começaram suas carreiras na Globo. É o caso do maior comunicador do Brasil, Silvio Santos. Ele comandava seu tradicional “Programa Silvio Santos” já em 1965 no canal do plim-plim. Na verdade, a atração estreou em 1962 na TV Paulista que, mais tarde, foi comprada por Roberto Marinho. Até então, Silvio era conhecido apenas por telespectadores de São Paulo. Só em julho de 1969 é que o show passou a ser transmitido no Rio de Janeiro.
     O artista sempre fez companhia à família brasileira aos domingos. Seu programa, que tinha início às 11h30, chegava a ficar quase oito horas no ar. Conhecido pela farta distribuição de prêmios, o "Programa Silvio Santos" tinha como destaque a realização de jogos envolvendo o público presente no auditório e os telespectadores. As brincadeiras de perguntas e respostas eram fixas no projeto. Um dos quadros, "Só Compra Quem Tem", distribuía semanalmente um automóvel zero km. Outro, o "Arrisca Tudo", dava ao candidato que acertasse as respostas um prêmio em dinheiro, que, na época, podia chegar a um milhão de cruzeiros.
     A partir de 1971, o "Programa Silvio Santos" passou a apresentar o Troféu Imprensa, premiando os profissionais de destaque do ano no meio artístico. Quando terminou seu contrato com a TV Globo, em 1976, o então já famoso apresentador passou a transmitir seu programa pela Rede Tupi – até o fechamento da emissora, em 1980. O fechamento da Rede Tupi ocorreu após a emissora ter sua licença cassada pelo governo militar, fato que dividiu a concessão entre o Grupo Silvio Santos (do SBT) e Jonas Bloch (da TV Manchete).
     Em 19 de agosto de 1981, Silvio Santos fundou o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Sua estreia marcou a TV brasileira, uma vez que foi a primeira emissora do mundo a transmitir sua inauguração ao vivo.
(Fonte: msn - 01.05.2015 / EJA Educação de Jovens e Adultos - partes)

Nenhum comentário: