Total de visualizações de página

4 de out. de 2011

Semp Toshiba

          A fabricante de eletroeletrônicos Semp, cuja sigla significa Sociedade Eletromercantil Paulista, foi fundada em 1942 pela família Hennel.
          A Toshiba surgiu da fusão entre a Tokyo Denki e a Shibaura Seisaku-sho em 1938. Originalmente como Tokyo Shibaura Denki, só mudando para Toshiba em 1978.
          Em 1977, depois de muitos anos de conversa, a Semp negociou com a Toshiba (ainda como Tokyo Shibaura Denki), vendendo-lhe 40% das ações.
          Em 1992, a Semp Toshiba começa a colher os frutos de seu programa de qualidade, aumentando (sensivelmente) o prazo de garantia de seus produtos. Em fevereiro desse ano, segundo o diretor industrial Sérgio Loeb, quando a redefinição do layout da fábrica de Manaus foi concluída, sobrou uma área livre de 7.000 metros quadrados. Com a diminuição do número de fornecedores, os remanescentes puderam diminuir os custos dos suprimentos.
          No final da década de 1990, Affonso Brandão Hennel. filho do fundador, nascido em 1929, percebeu que chegara a hora de parar. A empresa vinha de um período glorioso. Conseguira se adaptar à abertura às importações e aproveitara o crescimento do mercado de televisores, que havia aumentado de 1 milhão para 8,5 milhões de aparelhos vendidos ao ano.
          No início de 1998, no entanto, o mercado começou a dar sinais de que sofreria intensa retração. Para ganhar a competição, a Semp dependeria de grande poder de inovação. Hennel percebeu que precisaria de habilidades nas áreas de marketing, tecnologia e distribuição de que não dispunha. Passou então o comando da Semp Toshiba a seu filho, Afonso Antonio Hennel, nascido em 1952, e foi para o conselho de administração. A companhia saiu então dos 1.000 pontos de distribuição para mais de 8.000 em todo o país em meados de 2006, entrou firme no mercado de DVD e de computadores, e estreitou os laços com fornecedores chineses.
           Em 2013, Affonso Brandão Hennel, volta à empresa, depois de uma aposentadoria de 13 anos. Sua tarefa hercúlea, é fazer a empresa voltar aos eixos, mesmo com a concorrência ferrenha de empresas coreanas e chinesas. Para se ter uma ideia, a Semp Toshiba é a única fabricante brasileira remanescente na fabricação de TVs.
          Uma de suas primeiras medidas foi demitir da presidência, o filho Afonso Antonio Hennel e colocar no lugar o ex-diretor Ricardo Freitas. Para fazer caixa, vendeu o terreno onde funcionou a sede da empresa em São Paulo, transferindo-a para Cajamar, cidade próxima à capital, onde tinha um centro de distribuição. Fábricas foram fechadas e a produção de celulares e computadores de mesas foi abandonada. Ficou somente uma fábrica em Manaus e a empresa pretende lançar uma linha de eletroportáteis, como fornos, batedeiras e aspiradores de pó.
          Em julho de 2015, a Toshiba, sócia da Semp desde os anos 1970, passa por situação constrangedora no Japão, quando seu presidente mundial, Hisao Tanaka, é demitido após um escândalo contábil de 1,2 bilhões de dólares.
(Fonte: revista Exame - 22.07.1992 / 05.01.1994 / 16.08.2006 / 19.08.2015 / Wikipédia - partes)

Nenhum comentário: