Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

Beto Carrero World

          Foi pelo prazer de atrair multidões e de ganhar aplausos, que o pretenso caubói-galã e empresário de sucesso João Batista Sérgio Murad, mais conhecido por Beto Carrero, montou, no final de 1991, no litoral norte catarinense, seu próprio parque de diversões, o Beto Carrero World. A data oficial de inauguração é 28 de dezembro de 1991.
          Alto falantes espalham a notícia num inglês pretensioso: "Our further atraction, Beto Carrero!" A voz feminina pré-gravada ainda vai repetir o aviso em português e espanhol, mas a simples menção do nome do astro é suficiente para que uma multidão espalhada por 50 hectares, área onde se misturam um circo, um parque de diversões, construções que imitam uma vila germânica e uma caverna de piratas, dispare para assistir ao grand finale do dia, um show de Beto Carrero, o próprio.              A música de bangue-bangue faz o clima. Chicotes, tiros de festim, duelos simulados e alguns saltos arriscados para um homem quarentão (ele não revela a idade a ninguém) levam o público ao delírio. "Na minha vida. acostumei-me a ir até as pessoas, levando meu show, até que um dia imaginei que elas poderiam vir até mim", diz Beto Carrero.
          O Beto Carreiro World era a pérola mais preciosa dos negócios do empresário, falecido em fevereiro de 2008. A descrição das atividades finais do dia descritas acima corresponde aos primeiros anos do parque.
          Depois, tudo ficou mais gigantesco. O tamanho do parque, o número de atrações e muito pessoal treinado, inclusive para substituir os números que Beto Carrero fazia.  O próprio cavalo branco de Beto Carrero já tem um substituto. Shows com carros, com grande profissionalismo, que lembram um pouco a série de filmes Velozes e Furiosos, são apresentados diariamente na Disneylândia Cabocla fincada no litoral catarinense no balneário de Penha.
          Entre as atrações do parque estão espetáculos teatrais, brinquedos radicais, zoológico, pista de motocross, kartódromo, montanhas-russas (a Firewhip é a única montanha russa invertida do Brasil), roda gigante, carrosséis, carrinhos de bate-bate e uma infinidade de brinquedos mecânicos para todos os gostos e idades. Um especial à parte para as crianças são as apresentações com personagens icônicos dos desenhos Shrek e Madagascar.
          Em abril de 2019, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES aprovou um empréstimo de R$ 50,4 milhões à J.B World Entretenimentos, empresa que opera o parque temático Beto Carrero World. O empréstimo representa 58,5% do plano total de investimento da companhia (R$ 86,1 milhões), focado na modernização e ampliação das atrações do parque.
          O Beto Carrero Word é o maior parque temático do Brasil. Ocupa uma área de 14 milhões de metros quadrados, tem cerca de 100 atrações (brinquedos e shows), com mais de 2 mil empregados diretos e terceirizados. O complexo já ocupou a 6ª posição na lista dos melhores parques de diversão do mundo segundo usuários do site TripAdvisor, em 2014.
(Fonte: revista Exame - 10.11.1993 / IstoéDinheiro -11.04.2019 - partes)

Nenhum comentário: