31 de out. de 2011

Adidas

          Uma lenda urbana diz que Adidas é a sigla para "All Day I Dream About Sports" ("O dia todo eu sonho com esportes"). Ou, "Soccer" (futebol) no lugar de "Sports". Mas é isso mesmo, uma lenda. A Adidas, fabricante alemã de vestuário e artigos esportivos, foi fundada por Adi Dassler, daí a origem do nome.
          Tudo começou em 1924, quando os irmãos Adolf (Adi) e Rudolph (Rudi) Dassler abriram uma empresa de tênis para futebol, a Dassler Schuhfabrik, no interior da Alemanha. Em 1936, durante os Jogos Olímpicos de Berlim, Jesse Owens ganha quatro medalhas de ouro usando tênis dos Dassler.
           Foi em 1948, depois de um desentendimento, que Adolf criou então a Adidas e seu irmão Rudolph, criou sua principal concorrente, inicialmente como Ruda, que mais tarde virou a Puma (vide origem da marca Puma neste blog).
          O logo da Adidas representa uma montanha e os obstáculos que as pessoas precisam superar.
          No início de 1993, o empresário francês Bernard Tapie vende a Adidas. A venda pegou os executivos da filial brasileira da companhia de calças curtas. Em São Paulo, eles haviam acabado de reestruturar a fabricação e as vendas das roupas da marca, que envolviam mais de dez empresas. Daquele momento para a frente, todas as peças de vestuário seriam feitas e comercializadas apenas pela Drastosa. Na França, o affaire da venda da Adidas ganhou corpo com as denúncias dos políticos conservadores. Eles queriam saber como Tapie conseguiu convencer o banco estatal Crédit Lyonnais e duas seguradoras recém-privatizadas a aumentar sua participação acionária na Adidas, reforçando o pool de investidores que ficou com os 78% de ações que pertenciam ao empresário. O negócio rendeu a Tapie 371 milhões de dólares.
          Em 2005, a Adidas adquire a americana Reebok, por 3,8 bilhões de dólares - quase 9 bilhões de reais.
          Ao comprar a Reebok, a Adidas demonstrou estar ciente de sua debilidade. Célebre por investir em tecnologia e qualidade, a marca é reverenciada por atletas profissionais que prezam a performance acima de tudo. Mas, quando se trata de escolher um par de tênis que pode ser usado tanto na academia de ginástica quanto para tomar um chope, o sujeito comum prefere a Nike.
          O objetivo da compra também era desafiar o domínio da concorrente Nike nos Estados Unidos. O jogo ficou bem mais parelho.
          Em 16 de fevereiro de 2021, a Adidas anunciou que irá descontinuar as operações da marca Reebok, que havia adquirido em 2005 por quase US$ 4 bilhões. A empresa diz que a decisão faz parte de sua nova estratégia de cinco anos. “Como resultado dessa revisão [de estratégias], a empresa decidiu agora iniciar um processo formal de desinvestimento da Reebok”, disse em nota publicada em seu site.
(Fonte: revista Exame - 03.03.1993 / revista Forbes Brasil - 29.03.2002 / revista Exame - 17.08.2005 / MSN Economia e Negócios - 29.10.2015 / Valor - 16.02.2021 - partes)

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