5 de out. de 2011

Nikon

          A Nikon Corporation foi fundada em 25 de julho de 1917 como Nippon Kōgaku Kōgyō Kabushikigaisha (Japan Optical Industries Co., Ltd.). O nome originalmente significa algo como "indústria de lentes ópticas japonesas".
          O nome Nikon, é a fusão de Nippon gaku ("óptica japonesa") e imitando, ou se inspirando, no nome Zeiss Ikon, a companhia alemã formada em 1926.
          Uma outra versão é que o nome Nikon vem de "NIKKO", a abreviação do nome original da empresa, Nippon Kögaku Kögyö. Depois, a letra "n" foi acrescentada para ficar uma palavra com impressão mais "masculina".
          Empresa do grupo Mitsubishi, a Nikon Corporation é especializada em óptica e imagem. Seus produtos incluem câmeras fotográficas, lentes objetivas, flashes, filtros, binóculos, microscópios e instrumentos de medida. Seus principais concorrentes são Canon, Sony, entre outros.
          Nas décadas 1960-1970, a Nikon criou a Série F de câmeras. Iniciou com a Nikon F e no início da década de 1970 lançou a Nikon F2, câmera adotada por muitos profissionais da área de fotojornalismo.
          Em 1988, a companhia foi rebatizada para uma forma mais abreviada, Nikon Corporation, por suas câmeras.
          A Nikon era representada no Brasil até 27 de abril de 2011 pela T. Tanaka. A partir dessa data foi instalada a primeira subsidiária implantada na América do Sul, com sede na Avenida Paulista, em São Paulo. Composta inicialmente com 45 empregados, a subsidiária passou a tratar da importação, vendas e serviços pós-vendas para produtos de imagem e instrumentos no Brasil.
          Em outubro de 2017, a Nikon fechou sua fábrica na província chinesa de Jiangsu. A instalação, aberta em 2002, era responsável pela fabricação de câmeras digitais e lentes DSLR e empregava mais de 2.200 funcionários. A marca atribuiu o fechamento da fábrica à ascensão dos smartphones.
          Em 12 de setembro de 2018 a Nikon informou oficialmente que encerrou suas atividades no Brasil. A nota ressalta que os produtos da Nikon Instruments, que incluem itens de microscopia, continuarão sendo comercializados, mas pela BioLab Brasil. Essa empresa também oferecerá acessórios e serviços de assistência técnica.
(Fonte: Wikipédia / Exame.com - msn Economia e Negócios - 29.10.2015 / site www.megacurioso / msn-Gizmodo Brasil - 17.09.2018 - partes) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário