6 de out. de 2011

Café Seleto

          A Seleto foi criada nos anos 1950 e chegou a ser uma das marcas de café mais conhecidas do país. A antiga fábrica do bairro do Belém, na zona leste de São Paulo, na Rua Padre Adelino, 550, era ponto de referência local.
          Seu jingle fez sucesso nos anos 1970: "Na hora de tomar café, / É o café Seleto / Que a mamãe prepara / Com todo o carinho".
          A Seleto Café manteve sua fábrica no bairro do Belém entre 1952 e 1998, ano em que a americana Sara Lee entrou no mercado brasileiro de café, com a aquisição de Café Seleto.
          A partir de 2006, o prédio que sediava a fábrica do Café Seleto passou a abrigar uma unidade da Atento, empresa que presta serviços de telemarketing e atendimento ao cliente.
          Em junho de 2012, a Sara Lee promove uma cisão na empresa. Para atuar no mercado americano, o nome escolhido foi Hillshire Brands. A outra parte da companhia, resultante da cisão é a D.E Master Blenders 1753 da Holanda, que atua desde 1753 e ficou com todas as marcas de café da empresa americana.
          No ano seguinte, 2013, a holandesa D.E Master Blenders 1753 foi adquirida pela JAB Holding.
          Em maio de 2014, a D.E Master Blenders 1753 se fundiu com a área de café da americana Mondelez, resultando na JDE.
          Em 2016, o café Seleto é vendido para a JAB Holding, dona da Jocobs Douwe Egberts (JDE), que é controladora da marca Pilão de café. O café Seleto é então fabricado pela Foods Indústria e Comércio Ltda., empresa da JDE, em Piumhi, estado de Minas Gerais.
          Em 13 de setembro de 2021, a Camil informou que fechou acordo com a JDE Brasil para adquirir as marcas de café compostas do termo “Seleto” registradas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Os valores não foram divulgados e a conclusão do negócio depende de aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo a companhia, a operação está alinhada com sua estratégia de diversificação de categoria e que o negócio marcará a entrada da empresa no segmento de café.
(Fonte: revista Exame - 05.06.2012 / UOL - 01.11.2015 / revista Veja São Paulo - 22.03.2017 / Jornal Valor - 16.09.2021 - partes)

2 comentários:

  1. Puxa que história do café.
    Um café tão gostoso.
    Depois que descobri esse café não tomo mais outro.
    Mas infelizmente ondeeu compro não tem mais. Hj tenho que sai a caçar o café.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhei no café Seleto 6 anos no escritório. Morava bem perto era prático. Foi meu primeiro emprego. Gostava de trabalhar lá. Eles tinham uma política de quando a mulher casava, mandava embora. E foi isso que aconteceu comigo. Tenho saudades daquele tempo. Jovem chegia de sonhos, tinga minha mãe, pai e hj tenho minha família. Filhos, marido .

    ResponderExcluir