6 de out. de 2011

Cristais Strauss (Cristallerie Strauss)

          Em Blumenau (SC), cidade tipicamente germânica e de grande beleza natural, está localizada a Cristallerie Strauss S.A., especializada na arte de fabricação do cristal, técnica e conhecimento trazidos para o Brasil em 1950 pelo imigrante alemão Karl Friedrich Eugen Strauss. 
          Foi fundada em 5 de agosto de 1983, por Karl Friedrich Eugen Strauss e seu filho, Frederico Werner Strauss, ambos com profundos conhecimentos no ramo de cristal, tendo como principal objetivo ter a melhor e a mais bem montada fábrica de produção de artigos de cristal ao chumbo, com teor de 24% (PbO), somente comparada às melhores do mundo. 
          Os fatores primordiais do grande sucesso são a dedicação e a arte empregadas no seu trabalho, produzidos por mestres artesãos com muita experiência e técnica, sopram e lapidam a mão, dando-lhes um toque de classe e arte. 
          Profissionalismo, bom gosto, seriedade e muito trabalho são ingredientes para o sucesso e a conquista de  consumidores exigentes, no Brasil e no exterior.
          Esses são os pilares que sustentam o desempenho incrível da Cristallerie Strauss S.A.
          Soprados a boca e lapidados a mão, a Cristallerie Strauss S.A. é a única fábrica das Américas com know-how de produção do legítimo Cristal Overlay 24% PbO, produzidos nas cores verde claro, azul, ametista, verde, rubi, azul claro, amarelo, preto e vermelho. 
          Este produto requer a sobreposição de dois tipos de materiais: o cristal colorido e o cristal transparente. Primeiramente são produzidas as peças coloridas em formato de meia lua. Iniciando o processo de fabricação, colhe com a cana de vidreiro o cristal transparente que está no cadinho de fundição (panela onde se concentra o material em estado incandescente) que, em seguida, é acoplado dentro da peça colorida previamente aquecida. Feito isto, ela é levada novamente a um forno específico para ser aquecida até atingir a temperatura ideal para ser soprada pelo artesão.             
          Após esta etapa da conformação, a peça irá passar por várias operações culminando com a escolha da lapidação que será aplicada. Na fase da lapidação, o artesão trabalha a peça utilizando um rebolo que vai devastando a camada de cristal colorido, propiciando a aparição do cristal transparente conforme design da lapidação. 
          Por fim, é feito todo o processo de controle de qualidade para evitar possíveis imperfeições. O Cristal Overlay, assim como todos os outros produtos fabricados, está em conformidade com a natureza, além de a fábrica estar situada numa região totalmente arborizada, utiliza processo de fundição que não polui o meio ambiente, seus fornos são elétricos e controlados eletronicamente e a água, depois de utilizada, é tratada e devolvida à natureza.
          Em 2017, a Strauss é adquirida pela também catarinense Oxford de São Bento do Sul que, a partir desse momento, passa a se posicionar como grupo Oxford, e não mais como Oxford Porcelanas.
(Fonte: site da empresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário