5 de out. de 2011

Pinguim (choperia)

          A história do Pinguim teve início em 29 de agosto de 1937, no térreo do Edifício Diederichen, que ainda estava em construção. Quem administrava a choperia era conhecido simplesmente por Alemão.
          Um dos fatos que contribuiu para a fama nacional foi a lenda de que um duto subterrâneo levava o chope da antiga Cervejaria Antárctica (o símbolo da Antarctica são dois pinguins), na Avenida Jerônimo Gonçalves, direto  para as torneiras da unidade do Pinguim na Praça XV de Novembro.
          Na primeira metade da década de 1940, passou para o comando de Nicola de Miranda, que ficou cerca de 20 anos à frente do negócio. Na década de 1960, ficou sob a batuta de Albano Peixoto.
          A primeira filial da casa surgiu em 1977, na esquina em frente, ao lado do Theatro Pedro II, hoje conhecida como Pinguim Centro, que é, de fato a segunda casa do Pinguim. A primeira virou um empório e depois fechou.
          Em 1984, os imigrantes portugueses e irmãos Antônio e Manuel Alves, proprietários da rede de restaurantes Graal, com outros sócios, compraram a Choperia Pinguim, já então uma das mais tradicionais choperias do país e considerada símbolo de Ribeirão Preto. Os sócios expandiram a choperia para Brasília e Belo Horizonte.
          No início de 2016, fecharam uma das três unidades de Ribeirão Preto por causa do baixo movimento. Trata-se da unidade no Shopping Santa Úrsula que foi inaugurada em 1999, mesmo ano de inauguração do centro de compras, e ficava localizada no piso térreo. A outra unidade de Ribeirão Preto, localizada no Ribeirão Shopping, foi inaugurada em 1997.
(Fonte: Site da empresa / G1 - 04.02.2016 / revista Exame - 02.03.2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário