A Universidade Anhanguera foi fundada em 1994, ainda como Anhangüera (com o trema, que caiu no Acordo Ortográfico de 2009), por Antonio Carbonari Netto e passou a ter forte presença no interior paulista.
Tomando-se um panorama de 2003, os professores universitários Antonio Carbonari Netto, Maria Elisa Carbonari e José Luis Poli eram os desconhecidos donos de uma desconhecida rede de faculdades espalhadas pelo interior de São Paulo.
Sob o comando do trio estavam 8.000 alunos, dispersos por uma região que ia de Jundiaí a Pirassununga. Conforme novos alunos chagavam aos milhares, vindos principalmente da emergente classe C, ficou claro para Carbonari Netto e seus sócios que aquele poderia ser um negócio maior. E que, para crescer, ele precisaria de uma identidade única - uma marca.
A escolha do nome que, mais tarde, batizaria a então maior rede de universidades privadas do país não seguiu nenhum manual. A marca Anhanguera - uma palavra tupi-guarani, comprida, impronunciável fora do Brasil e sem nenhum vínculo com o conceito de educação - foi adotada porque a maior parte das faculdades do grupo estava localizada próxima à rodovia que corta o interior paulista.
Em 2003, a Anhanguera recebeu seu primeiro aporte de investidores, entre eles o Pátria, um dos maiores gestores de recursos do país. Em 2005, foi comprada pelo próprio Pátria.
Em 2007, a Anhanguera tornou-se a primeira universidade de capital aberto, com ações na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). Com sucessivas injeções de recursos, a rede cresceu de forma vertiginosa por meio de aquisições. Apenas em 2008 foram 13 compras, no valor total de 299 milhões de reais. Todas as instituições compradas passaram a adotar o nome Anhanguera.
Em 2009, a Anhanguera havia atingido números reluzentes. 250.000 alunos de formação superior, distribuídos em 53 campi e 38 cidades de oito estados. O grupo tinha ainda centenas de núcleos profissionalizantes e de ensino a distância em todos os estados brasileiros.
A Anhanguera se desfez, em 2010, da participação que tinha na rede de cursos de informática Microlins.
Na Anhanguera, valeu a premissa de manter poucos sócios para acelerar decisões. O Pátria chegou a ter 82% do capital - e, após 30 aquisições, só sobraram os sócios da primeira universidade adquirida.
Em 2013, quando já havia comprado a Uniban, foi anunciada a venda da Anhanguera para a Kroton, depois Cogna (vide origem da marca Cogna-Kroton neste blog), cuja conclusão ocorreu em 2014. Carbonari Netto tem ações da Kroton e está cumprindo cláusula de não competição no Brasil (ele está investindo em parceria com John Peterson, numa universidade nos Estados Unidos, chamada Miami University of Science and Technology (Must))
Em 2013, quando já havia comprado a Uniban, foi anunciada a venda da Anhanguera para a Kroton, depois Cogna (vide origem da marca Cogna-Kroton neste blog), cuja conclusão ocorreu em 2014. Carbonari Netto tem ações da Kroton e está cumprindo cláusula de não competição no Brasil (ele está investindo em parceria com John Peterson, numa universidade nos Estados Unidos, chamada Miami University of Science and Technology (Must))
Antonio Carbonari Netto faleceu em 27 de outubro de 2025, aos 74 anos, após meses de tratamento de um câncer.
(Fonte: revista Exame - 18.01.2006 / 17.06.2009 / jornal Valor online - 20.04.2016 / Folha - 10.11.2025)
(Fonte: revista Exame - 18.01.2006 / 17.06.2009 / jornal Valor online - 20.04.2016 / Folha - 10.11.2025)
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