29 de out. de 2011

Biosev (Louis Dreyfus Group)

          A Biosev, controlada pela Louis Dreyfus Group, é a segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo e atua com 11 unidades agroindustriais no Brasil. A companhia iniciou sua atuação no setor de açúcar e etanol em 2000, com a aquisição de sua primeira unidade no Brasil, e desde então tem implementado uma trajetória de crescimento que combinou aquisições e expansões.
          Em 2013, a Louis Dreyfus forma uma empresa independente de capital aberto para os segmentos de açúcar e álcool, a Biosev. Menos de três anos depois, os números, com base em dezembro de 2016, são robustos: 36,4 milhões de toneladas de capacidade de moagem; 346 mil hectares sob gestão (cana própria); 195 mil hectares de fornecimento de cana de terceiros; 1,6 milhão de metros cúbicos de capacidade de produção de etanol e 2,5 milhões de capacidade de produção de açúcar. O número de funcionários é de 17,3 mil, distribuídos em 11 unidades agroindustriais.
          Em 20 de setembro de 2018, a Biosev S.A. informou que assinou contrato para venda da unidade Estivas, localizada no município de Arez, estado do Rio Grande do Norte, à Pipa Agroindustrial Ltda., empresa controlada por um fundo de investimento administrado pela Socopa Sociedade Corretora Paulista S.A.. O negócio foi no montante por R$ 203,6 milhões.
          Em 9 de novembro de 2018, A Biosev S.A. vende a totalidade do capital social da Usina Giasa Ltda., controlada da companhia, à M&N Participações S.A. (“M&N”), holding da Olho D’Água, grupo do setor sucroalcooleiro com 90 anos de tradição e atuação na região Nordeste do país, após o aporte na Usina Giasa do estabelecimento comercial representativo da unidade filial Giasa localizado no Município de Pedras de Fogo, Estado da Paraíba, de propriedade da companhia. O valor a ser pago pela M&N é de R$ 70.000.000,00, sujeito a determinados ajustes. O negócio faz parte do programa de competitividade operacional da Biosev, que inclui revisar potenciais alternativas estratégicas relacionadas ao seu portfolio de ativos, bem como diversificar suas fontes de financiamento, visando aumentar sua geração de caixa e fortalecer sua estrutura de capital.
          A empresa é dona da marca de açúcar Estrela, com distribuição mais concentrada na região Nordeste do país. Produz açúcar cristal, refinado, líquido e VHP. O etanol é produzido como hidratado, anidro, neutro e industrial. A Biosev produz também energia elétrica proveniente da biomassa, com 1.346 GWh de capacidade de exportação. Produz ainda fermento seco, melaço em pó e ração para gado.
          Em 8 de fevereiro de 2021, a Raízen Energia anunciou ao mercado a conclusão da compra da Biosev.  Em 2 de março de 2021, a Raízen Energia divulgou que a Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, em 1º de março de 2021, sem restrições, a compra da Biosev pela companhia,
(Fonte: Reunião Apimec - 20.12.2016 / Fato Relevante - 20.09.2018-  jornal Valor - 21.09.2018 / Fato Relevante - 09.11.2018- partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário