5 de out. de 2011

Novo Nordisk

     Die Geschichte des Unternehmens begann 1923. In diesem Jahr brachten die späteren Nobelpreisträger August Krogh und Hans Christian Hagedorn das erste künstliche Insulinprodukt auf den europäischen Markt. Aus dem Team des Nordisk-Insulin-Laboratoriums machten sich zwei Jahre später die beiden Brüder Harald und Thorwald Pedersen selbstständig, um das Novo Therapeutic Laboratorium zu gründen. Durch die Fusion von Novo Industri und Nordisk Gentofte im Jahr 1989 entstand schließlich Novo Nordisk.
     Heute gilt Novo Nordisk als Weltmarktführer im Insulingeschäft. Weitere Geschäftsbereiche sind Blutgerinnungsmedikamente, Wachstumshormontherapie und Hormonersatztherapie. Der Konzern beschäftigt mehr als 30.000 Mitarbeiter weltweit. Dabei werden die Präparate inzwischen sogar in rund 180 Länder vertrieben. Wichtigster Absatzmarkt sind die USA. Dahinter folgt China, das bei der Volkskrankheit immer mehr zur westlichen Welt aufholt.
     Die Aktie von Novo Nordisk wird neben der Börse Kopenhagen z.B. auch in New York und Frankfurt gehandelt.
(Fonte: Europas Erstes Finanzportal Boerse.de)

Pourtuguese version:
Novo Terapeutisk Laboratorium/Nordisk Insulinlaboratorium
          Depois de tomar conhecimento da descoberta da insulina em 1921, o dinamarquês August Krogh, ganhador do Prêmio Nobel, e sua esposa Marie, uma médica com diabetes, ficaram intrigados. A pedido de Marie, August viajou para o Canadá para conseguir a autorização dos pesquisadores para produzir o medicamento que salva vidas na Dinamarca. Após o retorno de August, Marie também convenceu o cientista Hans Christian Hagedorn a se juntar a seu marido e a August Kongsted, da Løvens Kemiske Fabrik. Em março de 1923, os primeiros pacientes foram tratados com insulina, iniciando um século de inovação em tratamentos à base de proteínas para pessoas que vivem com doenças crônicas graves. 
          Em 1923 A Nordisk Insulinlaboratorium comercializou a produção de insulina depois que a técnica de extração e purificação foi levada do Canadá para a Dinamarca por August Krogh. Com a insulina, o diabetes não era mais uma sentença de morte e a expectativa de vida melhorou drasticamente.
          A insulina NPH (Neutral Protamine Hagedorn) foi desenvolvida em 1946 e logo foi responsável por grande parte do consumo mundial de insulina de ação prolongada. Com a NPH, as pessoas com diabetes passaram a necessitar de menos injeções. Seu nome vem de Hans Christian Hagedorn, que descobriu o efeito prolongador da protamina na insulina.
          Os irmãos Harald e Thorvald Pedersen, ex-funcionários da Nordisk, fundaram sua própria empresa, a Novo Terapeutisk Laboratorium. A Novo e a Nordisk competiram vigorosamente até se fundirem em 1989 para se tornarem a Novo Nordisk A/S.
          Com sede na Dinamarca, a Novo Nordisk nasceu em 1923, a partir de uma história de amor entre dois cientistas que foram pioneiros no tratamento do diabetes no mundo.
          Por conta da tradição europeia de identificar as farmácias com símbolos animais, o touro Ápis foi a espécie escolhida pela Novo Nordisk desde 1923 por representar valores como coragem, força e persistência.
           No Brasil, em 2002, a Novo Nordisk adquire a Bioquímica do Brasil - Biobrás, criada em 1971, quando era a quarta maior fabricante mundial de insulina.
          Atualmente, a farmacêutica emprega cerca de 53 mil pessoas em 80 países e vende seus produtos para cerca de 170 nações. A Novo Nordisk é dona do Ozempic.
          Em 6 de fevereiro de 2024, a Novo Holdings , controladora da Novo Nordisk, informa que está adquirindo a fabricante de medicamentos Catalent, por US$ 11,5 bilhões. Como parte do acordo, a Novo Nordisk vai aumentar sua capacidade de produção. A Novo Holdings também assumirá a dívida da Catalent, avaliando a aquisição em US$ 16,5 bilhões.
(Fonte: revista Época - 01.10.2007 / Valor - 06.02.2024 / Site da empresa - partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário