6 de out. de 2011

Casa Mathilde

          A Casa Mathilde, movimentada doceria no centro da cidade de São Paulo, fica na Praça Antônio Prado, em frente ao Edifício Martinelli, a um quarteirão da Estação São Bento do metrô, no conjunto modernista de interior art déco onde funcionou o primeiro restaurante Fasano.
          É bonito o lugar. A loja reabriu em 2013, após uma ausência de trinta anos no Brasil, trazida (de Portugal) de volta por um herdeiro da marca. No mezanino dá para comer um doce, tomar um café e assistir à movimentação da praça pelos grandes vidros, sobretudo durante a semana, quando o agito ali é intenso.
          Fernando II (1816-1865) é conhecido em Portugal como o "rei artista". Após a morte da rainha dona Maria II, sua primeira mulher, a quem coube o trabalho pesado de governar Portugal, casou-se com a famosa atriz de teatro Elise Hensler, a quem deixou o Palácio Nacional da Pena, em Sintra, nada menos, gerando certo escândalo, ao que parece, uma vez que o histórico edifício, expoente máximo da arquitetura romântica do século XIX no país, era considerado um monumento nacional.
          Fernando II parava na doceria original, fundada em 1850 com o nome original de Queijadas inas da Mathilde, sempre que se deslocava de Lisboa para Sintra. O Monarca gostava tanto das queijadas que "concedeu a esta fábrica um carimbo metálico, com 5 centímetros de largura, com o qual deviam ser marcadas as queijadas fornecidas à Casa Real". Junto com esse carimbo, o estabelecimento recebeu um impresso no qual se pode ler o seguinte: "Sua Majestade El-Rei D. Fernando II, por preferir as queijadas desta marca, houve por bem oferecer este mercador para que os fornecimentos a Sua Casa Real fossem devidamente marcados".
          A Casa Mathilde Doçaria Tradicional Portuguesa mantém um ponto de vendas no Santana Parque Shopping. Em outubro de 2018, abriu mais uma casa em Moema.
(Fonte: revista Veja São Paulo - 30.09.2015 - Autor: Matthew Shirts - parte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário