5 de out. de 2011

Padaria Brasileira

     A Padaria Brasileira foi fundada em 1953 pelo casal Abel e Maria Cândida Assunção Afonso. O início aconteceu com a compra da loja em que hoje se encontra a Matriz, localizada na rua Santo André, na cidade de Santo André, no ABC paulista. Abel já havia sido carvoeiro, dono de bar e, na época, ninguém apostou que a nova empreitada daria tão certo. Desde o começo, já em maio de 1953, a Padaria Brasileira possuía um serviço de entregas. Na época, era comum que as empresas comprassem muitos pães para servir no café da manhã dos seus trabalhadores. Primeiro Abel levava os pães em um triciclo, mas depois passou a entregar de carro.
     Em janeiro de 1959, os filhos de Abel e Maria Cândida, Albino Antonio, Antonio Henrique e Maria Amélia, assumiram o controle da Padaria Brasileira. Eles continuaram tocando a obra dos pais e aumentando a cada dia a variedade e quantidade de produtos. Em abril de 1962 foi lançada a linha de salgados da Padaria Brasileira, com destaque para a coxinha, um dos itens preferidos dos clientes até hoje. Mesmo com a modernização e a tecnologia que surgiu ao longo dos anos, o pãozinho continuou sendo preparado com o mesmo carinho pela segunda geração da família.
     Em março de 1977, mais uma vez saindo na frente, a Padaria Brasileira foi uma das primeiras do ABC a oferecer um serviço de rotisserrie, servindo pratos prontos como carnes, saladas e massas. Nessa mesma época, começou também a produzir seu próprio sorvete. Os novos produtos foram sucesso imediato. A Brasileira implantou também um serviço de Buffet, com salão de festas para mais de 400 pessoas, que ficava no mesmo prédio da loja Matriz. Com a ampliação das vendas da loja o serviço foi desativado.
     Em novembro de 1987, por seu padrão de qualidade, a Padaria Brasileira foi escolhida para marcar presença no primeiro shopping da região do ABC. Foi assim que abriu sua primeira filial, no Mappin ABC, atual Shopping ABC, em Santo André. Foi a primeira loja no formato Brasileira Express. Em outubro e 1986, durante o Plano Cruzado, quando ocorreu o congelamento de preços, a Padaria Brasileira teve ousadia de vender alguns itens abaixo do preço de custo, sem repassar o ágio para os clientes.
     A terceira geração da família passou a administrar a Padaria Brasileira a partir de novembro de 1987. Colhendo os frutos plantados por seus pais e avós, os netos de Abel e Maria Cândida - Ricardo, Sérgio, Nice, Junior, Jorge e Sidney - compraram a parte dos pais e assumiram seus lugares na liderança. A nova geração aliou a tradição da família com a modernização da padaria.
     Um passo importante foi dado em fevereiro de 1992, com a inauguração da sua primeira franquia, a Brasileira Express da rua Senador Fláquer, no centro de Santo André. Em setembro de 1995 é aberta a loja da rua das Figueiras, no bairro Jardim, em Santo André. A vez de São Bernardo do Campo receber uma filial da Padaria Brasileira foi em março de 2000. A loja fica na rua Dr. Fláquer, no Centro. Em janeiro de 2005 deu-se a inauguração da loja Paço Municipal em Santo André.
     A rede tem também uma loja na capital paulista, na Rua Augusta.
(Fonte: site da empresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário