6 de out. de 2011

Exame (revista)

          A revista Exame, da Editora Abril, começou a ser editada em 1967, quando computador era algo distante e podia ser chamado de cérebro eletrônico, o Brasil tinha 86 milhões de habitantes e quatro em cada dez adultos eram analfabetos. Desde então, todo e qualquer assunto que marcou o desenvolvimento e a economia do País, por certo passou por suas páginas.
          Exame discorreu muito também sobre as mazelas do Brasil. A edição número 847 de 2005, trazia na capa "Corrupção - o custo desta praga para os negócios e para o país", assunto hoje tão em pauta com a operação Lava-Jato, contemporânea do Mensalão e do Petrolão. Outro exemplo de assunto tão em voga atualmente e já abordado 18 anos antes, vê-se na capa de Exame de 17 de novembro de 1999: "Por que a Previdência é o maior problema do Brasil."
          A primeira edição especial Melhores & Maiores contendo os rankings que refletem os ganhos das empresas aconteceu em 1973, ano em que o produto interno bruto cresceu 14% - pico nunca antes, e nunca depois, igualado na economia brasileira. Esse anuário, só não é mais antigo que Quem é Quem na Economia Brasileira, a edição anual da Revista Visão (Grupo Maksoud) lançado alguns anos antes, mas, descontinuado no início dos anos 1980, quando a revista deixou de ser editada.
          Nas edições de Melhores & Maiores, é possível verificar que, por mais que o Brasil tem tropeçado, alguns números mostram crescimento, mesmo que longe do ideal. O ponto de corte das 500 maiores empresas privadas, incluindo as estatais,  de 1987, por exemplo, foi de aproximadamente 100 milhões de dólares. Em 2016, a régua subiu para 375,9 milhões de dólares, valor das receitas da empresa de mineração Hydro Paragominas do Pará, a 500ª colocada por vendas líquidas.
          Desde setembro de 2018, a revista VIP passou a fazer parte de Exame e trouxe para suas publicações mais moda, design, automobilismo, gastronomia e turismo. VIP era adepta da ideia de que uma trajetória de sucesso precisa ser contada. Quando essa narrativa percorre várias décadas e une duas paixões como carros clássico e alta relojoaria, fica ainda mais interessante. Por isso, a revista VIP, sempre disposta a falar sobre tudo o que o homem moderno gosta, trouxe para suas página a história de Porsche e TAG Heuer, duas marcas míticas que há décadas se encontraram em diferentes momentos emblemáticos. Um exemplo: A Porsche fabricou por encomenda do grupo TAG para a McLaren entre 1983 e 1987. E, a parceria estava apenas começando.
          Em setembro de 2019, Exame perde seu colunista J.R.Guzzo, por divergências quanto ao conteúdo de um de seus editoriais na coluna Vida Real. Ele passou a ser colunista do jornal online Gazeta do Povo de Curitiba.
(Fonte: revistas Exame - diversas / 31.10.2018 - partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário