6 de out. de 2011

Brasmotor

          A Brasmotor foi fundada em 1945. A partir de uma distribuidora Chrysler, a Brasmotor foi capaz de montar os primeiros automóveis e caminhões Dodge na fábrica em São Bernardo do Campo, inaugurada em 1949. E fabricar, em 1951, as primeiras geladeiras.
          Em 1950, a empresa iniciou a montagem de veículos Volkswagen. De sua fábrica, saiu o primeiro Fusca brasileiro. Até 1958, era uma empresa montadora de veículos e fabricante de refrigeradores. Atuando como holding, a Brasmotor cresceu, se diversificou e cruzou as fronteiras do país.
          Através da Empresa Brasileira de Compressores S.A. - Embraco, transformou-se numa das maiores indústrias de compressores do mundo. Assim que a Brasmotor se juntou à Embraco, em 1976, a Embraco passou a se debruçar principalmente sobre o mercado externo. O pontapé inicial foi a América Latina, por meio de contratos com clientes no Peru. Já em 1979, a empresa remeteu compressores para a Whirlpool, dona da Brasmotor, nos Estados Unidos, para o Canadá e, logo em seguida alcançou a Europa, Ásia e Oceania.
          No ano de 1990, conquistou um market share de 50% dos eletrodomésticos de linha branca vendidos na país. Foi nesse ano (1990) o início da produção da lavadora Brastemp na fábrica construída em Rio Claro, interior de São Paulo, com investimento de 70 milhões de dólares.
          Empresa de capital aberto, com ações na Bolsa de Valores de São Paulo (BVM&FBovespa), a Brasmotor é a holding que em 1990 controlava Brastemp, Consul, Semer, Embraco, Sabrico, Multibrás e Tubozin. Participava também acionariamente de outras empresas de sucesso, como a São Paulo Alpargatas.
          Em 1997, a Embraco/Brasmotor foi adquirida pela americana Whirlpool.
(Fonte: material publicitário - Exame - julho 1990 / 16.08.1995 - partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário