6 de out. de 2011

Karl Lagerfeld

          O lendário estilista alemão Karl Lagerfeld nasceu em Hamburgo em 1938. Ele chegou à capital francesa no começo dos anos 1950, com a mãe, e logo começou a trabalhar para o estilista Pierre Balmain. Passou em seguida pelas grifes Jean Patou e Chloé, antes de aportar na italiana Fendi, cujo comando ele acumulava com o da Chanel. Na grife Chanel era diretor criativo desde 1983.
          Karl Lagerfeld, quando questionado sobre uma potencial aposentadoria dos seus longos anos como diretor criativo da Chanel, respondeu com uma frase bem ilustrativa desse ponto: “A fundadora Coco Chanel morreu no meio de uma coleção quando tinha quase 90 anos. Eu tenho tempo! Na moda, você pensa em seis meses, seis meses, seis meses. Agora são três meses, três meses, três meses. O mundo é diferente. Não há futuro distante, não é coisa futurística. Moda é algo que as pessoas devem consumir imediatamente”.
          Conhecido pela cabeleira branca, pelas luvas de couro com os dedos à mostra e pelos óculos escuros dos quais parecia nunca desgrudar, Lagerfeld criou sua própria maison de alta costura, que leva seu nome, em 1984.          
          Em 2005, vendeu a grife para a americana Tommy Hilfiger, por 27,5 milhões de dólares. Seu lema de vida, segundo os mais próximos, é criar. Mesmo podendo ter se aposentado em 2005, continuou como diretor criativo da Chanel, Fendi, e Karl Lagerfeld.
          Sua energia e visão criaram coleções célebres e ajudaram a Chanel a produzir receitas bilionárias. Em 2017, a receita foi de US$ 9,6 bilhões.
          Karl Lagerfeld morreu em Paris em 19 de fevereiro de 2019, aos 80 anos. Um dos ícones da moda mundial nas últimas décadas, o designer havia sido hospitalizado na noite anterior, em Neuilly sur Seine, na periferia noroeste de Paris. Sua morte acontece dias antes do início da Semana de Moda de Paris.
          Estilistas e modelos foram às sociais para expressar suas condolências. Gigi Hadid, uma modelo americana que vestiu criações de Lagerfeld nas passarelas, escreveu no Instagram: "Nunca vai haver outro como Karl Lagerfeld. Cada segundo com você foi uma honra, prazer e inspiração."
          A estilista de moda italiana Donatella Versace colocou uma foto de Lagerfeld em seu Instagram com a legenda: "Karl sua genialidade tocou a vida de tantos, especialmente a de Gianni [Versace] e a minha. Nunca vamos esquecer seu talento incrível e inspiração ilimitada. Sempre estivemos aprendendo com você."
(Fonte: revista IstoÉDinheiro - 21.01.2009 / jornal Valor - 19.08.2019 - partes)

Valot 

Nenhum comentário:

Postar um comentário