6 de out. de 2011

Catupiry

          A fabricação do requeijão Catupiry foi iniciada em 1911 por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais. Inicialmente, eles criaram sua primeira receita, chamada cremelino, que começou a ser comercializada em São Lourenço, também no sul de Minas Gerais, para onde a fábrica havia sido transferida.
          A célebre caixinha redonda de madeira é dessa época, com rótulo nas cores vermelha, azul e branca. Entre as décadas de 1920 e 1980, a embalagem foi uma caixinha redonda com tampa, feita artesanalmente — uma a uma, de uma folha fina de madeira.
          Em tupi-guarani "catupiry" quer dizer "excelente". A receita, criada por Mário, é, até hoje, um segredo mantido a sete chaves.
          Em 1934, foi aberta, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, a primeira fábrica do requeijão catupiry.
          Devido à sua popularidade, a palavra "Catupiry" passou a ser sinônimo de um requeijão muito cremoso, usado como complemento em variadas receitas da culinária brasileira, além de pizzas e pastéis.
          Na década de 1990, a embalagem passou a ser de plástico e apareceram as bisnagas e os baldes vendidos às pizzarias. O catupiry autêntico é produzido em Bebedouro, no interior de São Paulo, em uma das fábricas do grupo. A pizza à base do requeijão Catupiry é tradicionalmente comercializada em todos os estados do Brasil.
(Fonte: livro Marcas de Valor no Mercado Brasileiro - 4ª edição - Editora Senac RJ / Wikipédia - partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário