6 de out. de 2011

Didi Chuxing

          A Didi Chuxing é uma empresa de aplicativos de transporte líder no país (China) e sócia, no Brasil, da 99. A empresa foi fundada por Cheng Wei. Sua sede tem biblioteca, terraços verdes e até um escorregador. Criada em 2012 como um aplicativo para táxis, a Didi entrou em novos nichos de mercado, como carros particulares, ônibus e, desde 2016, bicicletas, com o investimento na empresa de aluguel Ofo.
          Até 2016, a Didi competia com a Uber na China, mas os americanos capitularam e aceitaram vender sua operação no país para a Didi. E não só porque a China é um país complexo mas porque a Didi investe seriamente em inovação. Todos os dias, a Didi coleta 70 terabytes de dados sobre o trânsito de Pequim e colabora com as autoridades sugerindo, por exemplo, onde deveria haver novo semáforo ou nova linha de ônibus.
          Em março de 2017, a Didi abriu um centro de pesquisa e desenvolvimento, o Didi Labs, no Vale do Silício, na Califórnia.
          A Didi tem um ambiente empreendedor que poderia ser encontrado em São Francisco, Tel-Aviv ou Berlim, e representa a face mais moderna da China, um país que está rápida e decididamente se transformando num novo polo global de inovação.
          Na quarta-feira, 3 de janeiro de 2018, a 99 confirma ter sido adquirida pela Didi, em negócio que avalia a empresa em US$ 1 bilhão, o que coloca o aplicativo na lista global de "unicórnios", como são chamadas as startups que atingem esse valor de mercado. A Didi não atingiu os 100% das ações da 99 uma vez que uma parte das ações ainda está com alguns executivos.
(Fonte: revista Exame - 06.12.2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário