5 de out. de 2011

News Corporation

          A empresa de origem australiana News Corporation, que se transformou no maior império de mídia do mundo, foi criada por Rupert Murdoch, nascido em 1931.
          Em 2005, quando tinha 35 emissoras de TV e 170 jornais espalhados pelo planeta, o grupo passou por turbulências na sucessão. O imbróglio entre os Murdoch era enorme. Os principais personagens são o chefe veterano que não queria largar a presidência, sua jovem mulher, Wendi, acusada de querer ficar com um naco substancial da fortuna (tinha então duas crianças, de 2 e 3 anos, com Rupert) e uma ex, descontente com a situação.
          O último capítulo naquela ocasião envolveu o afastamento de Lachlan Murdoch, então com 33 anos, filho mais velho do fundador e vice-presidente da companhia. No final de julho de 2005, Lachlan, o favorito à sucessão do império, anunciou sua saída da News Corporation, pondo mais fogo na batalha entre os Murdoch.
          O fundador, que já não era muito simpático à ideia da aposentadoria, resolveu acumular algumas das funções de Lachlan, como o comando do jornal New York Post.
          As principais companhias que faziam parte do conglomerado empresarial em meados da década de 2000 eram, na mídia eletrônica, a TV a cabo Fox, a produtora de cinema 20th Century Fox, e os canais por assinatura DirecTV e Sky. Na mídia impressa, além dos jornais de influência do Reino Unido, como The Times e o tabloide The Sun, o grupo controla o New York Post, nos Estados Unidos, e o Daily Telegraph, na Austrália.
(fonte: revista Exame - 17.08.2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário