6 de out. de 2011

Ibap

          A IBAP (Indústria Brasileira de Automóveis Presidente) foi uma das poucas a chegar perto de ser uma fabricante realmente brasileira de carros. O empresário Nelson Fernandes foi o responsável pela empreitada.
          O primeiro deles seria o Democrata, um cupê revolucionário para a época. Inspirado no Chevrolet Corvair, ele tinha um motor V6 traseiro de alumínio refrigerado a água. Rendia 120 cv e tinha desempenho muito acima do que o restante dos modelos à venda na época entregava. 
          Mas a empresa morreu antes de chegar a vender qualquer carro. O que ela realmente vendeu foram ações, ou cédulas de propriedade, como Fernandes as batizou. Foram, no total, 87 mil títulos emitidos para ajudar a levantar o negócio. Eles dariam direito aos compradores de ser os primeiros a ter veículos da empresa.
          Apresentada em 1963, a IBAP morreu em 1968, depois de intensa campanha negativa da imprensa especializada e de o Banco Central decretar intervenção por captação irregular de “poupança popular”.
          O STF, 20 anos depois, diria que a intervenção foi indevida. Tarde demais para corrigir a injustiça, mas não para que alguns dos (cinco) protótipos fossem recuperados. Há hoje dois deles restaurados: um com um colecionador e outro no Museu Nacional do Automóvel, em Brasília.
(Fonte: Autocar - msn - 31.07.2018)







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