31 de out. de 2011

Abarth / Autobianchi

          A Abarth foi uma das mais importantes montadoras de automóveis de corrida da Itália. Foi fundada em 1949 por Karl (Carlo) Alberto Abarth, de ascendência austríaca. A Abarth tem em seu logo um escorpião estilizado, que remete ao signo do fundador da marca.
          Nos anos 1960, a Abarth começou a ganhar sucesso na categoria de hillclimbing e Sports Car Racing, majoritariamente em veículos com motores de 850 cc até 2000 cc de cilindrada, rivalizando com o Porsche 904 e o Ferrari Dino. Hans Herrmann foi o piloto de serviço da marca desde 1962 até 1965 que venceu os 500 km de Nürburgring em 1963, juntamente com Teddy Pilette.
          Pouco tempo depois, Carlo Abarth prometeu a Johann Abt que o autorizava a testar carros novos vindos de fábrica gratuitamente, se este vencesse todas as provas em que a Abarth entrara. Abt quase conseguiu, vencendo 29 das 30 provas realizadas no total, ficando na última prova em 2º lugar.
          Para além das provas desportivas que a Abarth concorrera, a montadora também começou a produzir escapes de alta performance. Mais tarde, a Abarth diversificou a sua produção em vários kits de tuning para carros afeitos ao transporte de passageiros, majoritariamente da marca Fiat. A marca Abarth também foi associada na produção de carros desportivos e de competição com a Porsche e a Simca.
          Em 1971 a Abarth foi comprada pela Fiat, e a sua equipe comprada por Enzo Osella. A Abarth tornou-se um departamento particular de competição desportiva da Fiat, gerida pelo famoso engenheiro designer Aurelio Lampredi. Alguns modelos construídos pela Fiat foram utilizados pela Lancia e Autobianchi com a colaboração da Abarth. O mais famoso deles foi o Autobianchi A112 Abarth (1971).
          Quando a Volkswagen se vangloria de ter criado os hatchbacks esportivos, também chamados de foguetes de bolso ou de “hot hatches”, ela se esquece do Autobianchi A112 Abarth. Temos de admitir, contudo, que era fácil passar por ele batido devido a suas dimensões de miniatura da Matchbox. Ele foi apresentado em setembro de 1971 (antes de qualquer um saber o que um Golf era) como uma versão apimentada do bem-sucedido oponente da Autobianchi para o Mini. Os primeiros modelos tinham motores de quatro cilindros de 59 cv, mas sua potência foi ampliada para 71 cv ao longo de sua produção.
          A Autobianchi, empresa que era uma joint-venture entre a fabricante de bicicletas Bianchi, a Pirelli e a Fiat, foi assumida pela montadora italiana com o controle total da empresa em 1968, fundindo sua operação com a da Lancia. A marca desapareceu em 1995.
(Fonte: Wikipédia / Autocar - msn - 20.02.2019 - partes)

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